top of page

Oscar 2023 | Sequências de 'Top Gun' e 'Avatar' podem fazer história

Este ano marca uma quantidade recorde pelas sequências de Hollywood.



A manhã das indicações ao Oscar viu não uma, mas duas sequências indicadas para melhor filme em um único ano. Top Gun: Maverick e Avatar: O Caminho da Água estão na disputa pelo prêmio principal, enquanto outros contendores subsequentes como Glass Onion e Pantera Negra: Wakanda Pra Sempre foram excluídos, embora tenham recebido apoio em outras categorias.


A Academia historicamente evitou homenagear sequências - apenas duas já ganharam o prêmio de melhor filme: O Poderoso Chefão Parte II e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Preciosos poucos outros receberam indicações nessa categoria, embora notáveis ​​discrepâncias como Mad Max: Fury Road e Toy Story 3 certamente abriram uma trilha no passado.


Os indicados deste ano são interessantes porque cada um de seus antecessores tem uma história diferente da Academia: O original Top Gun conquistou quatro indicações ao Oscar, ganhando de melhor canção original, mas não conseguiu garantir um lugar na lista de filmes. E Avatar de 2009 ganhou em cinematografia, efeitos visuais e direção de arte, e foi indicado em seis categorias adicionais, incluindo filme e diretor, mas perdeu para a ex-esposa de James Cameron, Kathryn Bigelow, por The Hurt Locker. (Cameron também é um desprezo surpreendente dos indicados a melhor diretor em 2023).


Top Gun: Maverick também recebeu impressionantes quatro indicações adicionais, para som, roteiro adaptado, música original e efeitos visuais. Avatar: O Caminho da Água, enquanto isso, também quebrou o som, o design de produção e os efeitos visuais.


Knives Out, de Rian Johnson, não conquistou o prêmio de melhor filme, mas foi indicado para roteiro original. Glass Onion segue um caminho semelhante, acumulando uma única indicação para roteiro adaptado. E o Pantera Negra de Ryan Coogler fez história em 2020 como o primeiro filme da Marvel indicado a melhor filme. Embora não tenha levado para casa o prêmio, venceu por trilha sonora original, figurino e design de produção, e foi indicado em três outras categorias.



Pantera Negra: Wakanda Pra Sempre não fez o melhor filme como seu prequel, mas conseguiu para a Marvel seu primeiro nome de atuação para Angela Bassett como atriz coadjuvante. Ele também conseguiu uma conquista impressionante com indicações em figurino, música original, maquiagem e penteado e efeitos visuais.


Também é importante notar que Top Gun: Maverick, Avatar: O Caminho da Água e Pantera Negra: Wakanda Pra Sempre foram todos considerados grandes sucessos de bilheteria (Glass Onion teve apenas um lançamento limitado antes de ir direto para a Netflix). Muitos especialistas esperam que filmes que provem que ir ao cinema ainda pode ser uma indústria financeiramente viável estejam no topo da lista de prioridades da Academia na noite do Oscar.






(Samira Liuara)



Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal



0 comentário
bottom of page