top of page

Executivo da Activision tenta dissuadir os funcionários de se sindicalizarem em uma mensagem vazada

Desde que um grupo de 34 testadores de garantia de qualidade da Raven Software votou pela sindicalização no início deste mês, a empresa controladora do estúdio, Activision Blizzard, vem tomando medidas que minam esse apoio e dificultam a organização dos trabalhadores. Esta manhã, o vice-presidente de controle de qualidade da Activision, Chris Arends, enviou a mensagem mais clara até agora sobre a posição dos executivos no esforço de sindicalização e (spoiler) é firmemente contra.



Em um canal interno e bloqueado do Slack na manhã de segunda-feira, Arends se fez seis perguntas sobre o sindicato em potencial e forneceu respostas para os funcionários do ponto de vista da Activision, conforme compartilhado no Twitter pela organizadora do sindicato Jessica Gonzalez. Os funcionários não conseguiram responder à mensagem. Cada resposta diminuía os benefícios da sindicalização, mas a quarta sugestão oferecia a sabotagem mais explícita do processo de organização. Lê-se da seguinte forma:


Ouvimos dizer que o sindicato protegerá os funcionários e proporcionará segurança no emprego aos funcionários?
A segurança do trabalho aqui na ABK depende de nossa capacidade de produzir entretenimento épico para nossos fãs. Um sindicato não faz nada para nos ajudar a produzir jogos de classe mundial, e o processo de negociação geralmente não é rápido, muitas vezes reduz a flexibilidade e pode ser contraditório e levar a publicidade negativa. Tudo isso pode prejudicar nossa capacidade de continuar criando grandes jogos.

A quinta resposta argumentou que a negociação sindical demora muito para ser eficaz, afirmando o óbvio no processo: "Uma empresa sindicalizada não pode agir rapidamente por conta própria se o sindicato não concordar com sua posição". A resposta final lembrou aos funcionários que eles não precisam votar a favor do sindicato quando ocorre uma eleição.


No Twitter, Gonzalez chamou o post de "triste".


Este é o mais recente movimento da Activision projetado para interromper o processo de sindicalização na Raven. Apenas três dias depois que os funcionários anunciaram que haviam reunido a maioria das assinaturas necessárias para se sindicalizar sob o nome Game Workers Alliance, o chefe da Raven, Brian Raffel, revelou um plano de reorganização que separa o departamento de controle de qualidade do estúdio, movendo funcionários para equipes diferentes.


A Communications Workers of America, que está apoiando a GWA, disse no Twitter que a confusão era “nada mais do que uma tática para frustrar os trabalhadores de controle de qualidade da Raven que estão exercendo seu direito de se organizar”.


A Activision também não reconheceu voluntariamente a GWA, o que significa que eles terão que buscar uma votação através do NLRB (National Labor Relations Board), um processo que pode levar anos. Além disso, a Activision está pressionando para que a votação inclua todos os funcionários da Raven, em vez de apenas os trabalhadores de controle de qualidade, reduzindo o potencial de sucesso.


A mensagem do Slack de Arends, tentando convencer os funcionários de que os sindicatos tornarão suas vidas de trabalho mais lentas e ruins, se alinha com as táticas anteriores da Activision.


A Activision Blizzard é atualmente objeto de intenso escrutínio de vários ângulos. A GWA será a primeira união em um estúdio de desenvolvimento de jogos AAA na América do Norte, potencialmente preparando o cenário para mais organização em todo o setor. Além disso, a Activision Blizzard é objeto de uma ação judicial e várias investigações sobre relatos de discriminação sistêmica de gênero e assédio sexual no estúdio, com incidentes que supostamente datam de décadas.


E, finalmente, a Microsoft está no processo de compra da Activision Blizzard, Raven Software e tudo, em um negócio no valor de US$ 69 bilhões. Será a maior aquisição na história dos videogames e marca a era de consolidação da indústria. Um dia depois que as notícias da aquisição foram ao ar, a Activision disse à SEC que não havia esforços de sindicalização em andamento em seus estúdios, embora nos meses anteriores os executivos tenham dito aos funcionários da Raven que "considerassem as consequências" de assinar cartões sindicais.


Fonte: Engadget


Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal

0 comentário
bottom of page