top of page

Especial #TBT | Jogador Nº 1

Jogador Nº 1 chegou nas telonas mundiais em 2018. Essa adaptação foi um sucesso absoluto de bilheteria, causando um frenesi nos amantes da cultura pop em geral e agradando tanto o público, quanto os críticos. Com a direção de Steven Spielberg, o roteiro é uma adaptação do livro de mesmo nome de Ernest Cline. A história fala sobre uma realidade virtual que proporciona uma fuga da vida miserável de um povo, mas que também esconde uma fortuna inestimável para a primeira pessoa que descobrir a chave de um quebra-cabeça arquitetado pelo seu excêntrico criador.



Trailer:



Sinopse:


Em 2045, Wade Watts, assim como o resto da humanidade, prefere a realidade virtual do jogo OASIS ao mundo real. James Halliday, o excêntrico criador do jogo, morre e deixa sua fortuna inestimável para a primeira pessoa que descobrir a chave de um quebra-cabeça diabólico que ele arquitetou. Para vencer, Watts precisa abandonar a existência virtual e experimentar o amor e a realidade.


Que comecem os easter eggs!!

Com uma duração de 140 minutos, o filme teve o orçamento de 175 milhões USD, e arrecadou uma bilheteria mundial de 607,9 milhões USD. Jogador Nº 1 foi um sucesso estrondoso, se tornando uma das maiores referências no gênero, tanto por sua abordagem sobre a ficção cientifica, quanto por sua belíssima homenagem a cultura cinematográfica e pelo número de crossovers.


Você conseguiria essa chave?

Algumas curiosidades:


Jogador Nº 1, de Ernest Cline, prevê um futuro imerso na cultura pop dos anos 80 e foi publicado em 2011 se tornando um fenômeno mundial. Foi impresso em 58 países e traduzido para 37 idiomas.


O início de uma bela amizade

Elle Fanning e Lola Kirke foram consideradas para o papel que mais tarde seria dado a Olivia Cooke. Quem também foi cogitado para o elenco foi Michael Keaton.


Alguns diretores foram cogitados para liderarem a trama, entre eles estavam Christopher Nolan, Robert Zemeckis, Matthew Vaughn, Peter Jackson e Edgar Wright.



Steven Spielberg Mark Rylance já tinha trabalhado juntos em Ponte dos Espiões (2015) e O Bom Gigante Amigo (2016).


Steven Spielberg convidou Gene Wilder para participar da trama, mas ele recusou a proposta.


Você percebeu quantas vezes a palavra “Rosebud” foi mencionada no filme? É uma referência ao clássico de Orson Welles de 1941, considerado por muitos como o melhor filme de todos os tempos.


O sonho de todo gamer

A data de estreia foi adiada de 15 de dezembro de 2017 para 29 de março de 2018 a fim de evitar competir com a estreia de Star Wars: Os Últimos Jedi (2017).


Este é um dos poucos trabalhos que Spielberg não realizou com o compositor John Williams. Williams estaria trabalhando na trilha sonora deste filme, mas teve que abandonar o projeto por já estar inserido em The Post: A Guerra Secreta (2017), também de Spielberg.


Que momento meus jovens, que momento..

Até então a última ficção científica de Spielberg foi Guerra dos Mundos (2005).


Steven Spielberg revelou em entrevista que este foi um dos filmes mais difíceis que ele já fez, atrás somente de Tubarão (1975) e O Resgate do Soldado Ryan (1998). O cineasta disse que todos foram difíceis pelo mesmo motivo: o desafio de criar uma experiência cinematográfica que pareça palpavelmente real para o público em que confunde a linha entre o real e a vida digital.


O Gigante de Ferro, personagem da animação homônima de Brad Bird, também aparece no filme, dezenove anos depois de fazer sua inesquecível estreia, unido-se aos Cinco do Topo na épica batalha final.


O clássico Gigante de Ferro

Existe uma pequena mudança feita para as telonas, enquanto na literatura as referências se resumem aos anos 80, no filme elas se expandem um pouco mais e vão até os anos 2000, com jogos, filmes, séries e desenhos mais recentes. A extensão das referências foi uma estratégia para agradar todo tipo de público, podendo ser aproveitada pela família inteira.


Ainda que o diretor tenha aumentado os anos de referências, Jogador Nº 1 ainda tem fortes indícios dos anos 80, principalmente na trilha sonora. Já que é possível notar músicas como Jump, de Van Halen, The Safety Dance, do Men Without Hats e Take on Me, do A-Ha.


Choraa Toretto

Duas produções foram feitas: uma filmada no estúdio da Warner Bros. em Leavesden, Inglaterra, que ampliou as fronteiras das tecnologias de produção de filmes digitais. A outra é um filme live action tradicional. Sendo filmado em sets e locações reais em todo o Reino Unido.


Cerca de 80% das referências a cultura pop do roteiro foram liberadas, permitindo um encontro épico de ícones como King Kong, Coringa, Mobile Suit Gundam, Gandalf, Chucky, Freddy Krueger, Lara Croft, o Master Chief de ‘Halo’, Dizzy Wallin de ‘Gears of War’, Chun-Li, Blanka, Sagat e Ryu de ‘Street Fighter’, e muitos, muitos mais. Feito incrível realizado pelo supervisor de projetos especiais do filme, Deidre Backs.


Conjugue comigo: eu gritei, tu gritaste..

Ernest Cline é um amante da cultura pop, o que o torna também um grande admirador de Steven Spielberg. O cineasta inclusive é citado diversas vezes ao longo da trama do livro. Contudo, na hora de levar a produção para a telona, Spielberg decidiu cortar as referencias de quase todas as suas obras. A única presente foi a de Jurassic Park e De Volta Para o Futuro, na qual ele foi produtor. Contudo foi revelado  também, que existem Gremlins no filme.


Treze semanas foram necessárias para completar a fotografia principal de Jogador Nº 1 com o elenco e a equipe capturando as cenas do OASIS em Leavesden antes de filmar a parte de live action em Birmingham, Londres e Sun Park, Surrey.


Titio Spielberg fazendo a mágica acontecer

Seis torres nas Pilhas de Columbus foram construídas a partir de 60 trailers transportados para Leavesden, depois empilhados camada por camada em uma espinha dorsal de vigas de aço pesadas. Uma vez que Spielberg e seu elenco e equipe finalizaram as sequências nas Pilhas no set (tão grande que podia ser visto da autoestrada M25) os artistas da Digital Domain aumentaram e expandiram em 10 vezes a paisagem urbana decadente vista no filme.


GAME OVER!

O filme está atualmente disponível na HBO Max e Prime Vídeo.


Fiquem ligados pois todas as quintas-feiras teremos um #Tbt novo para vocês!




Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page