top of page

Especial #TBT | Superman - O Filme

Depois de todas a polêmicas envolvendo o mais popular herói da DC, decidimos relembrar daquele, que abriu as portas para os universos que conhecemos hoje nas telonas. Superman - O Filme chegou aos cinemas mundiais no fim da década de 70, essa primeira adaptação para o cinema da origem do kryptoniano mais poderoso de todas as terras, é considerado por muitos ainda hoje, a melhor adaptação dos quadrinhos, com direito até a cueca em cima da calça #raiz. Com a direção de Richard Donner e roteiro de Mario Puzo, David Newman, Leslie Newman e Robert Benton, o filme foi um sucesso estrondoso de bilheteria.


Poster Oficial

Trailer:

Sinopse: Pouco antes da destruição do planeta Krypton, o cientista Jor-El envia seu pequeno filho Kal-El em uma nave espacial à Terra. Criado pelos agricultores Jonathan e Martha Kent, o jovem Clark descobre a fonte de seus poderes sobre-humanos e se muda para Metrópolis para combater o mal. Como Superman, ele luta contra o vilão Lex Luthor e como repórter, Clark Kent, tenta conquistar Lois Lane.

Christopher Reeve como Superman

Com uma duração de 143 minutos, o filme teve o orçamento de 55 milhões USD, e arrecadou uma bilheteria mundial de 300,5 milhões USD. Superman - O Filme foi um sucesso absoluto, se tornando uma das maiores referências no gênero de super herói até hoje, tendo cenas parodiadas em filmes e animações. Por seu feito nas telonas o filme foi indicado ao Oscar na categoria de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Mixagem de Som, Melhor Montagem. Além do Globo de Ouro nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Ator Coadjuvante entre outros.



Algumas curiosidades:


O diretor Steven Spielberg chegou a receber um convite para dirigir o filme. Entretanto, o alto salário pedido por ele assustou os produtores, que resolveram esperar como se sairia nas bilheterias seu mais novo filme, Tubarão, e depois propôr uma redução do valor. Com o sucesso do filme, eles desistiram da ideia.


De acordo com a autobiografia de Roger Moore, ele testemunhou Christopher Reeve andando pela cantina do Pinewood Studios com o traje completo de Superman, alheio às mulheres admiradoras que ele deixou em seu rastro. Quando ele fez a mesma coisa vestido como Clark Kent, ninguém prestou atenção.


Christopher Reeve como Clark Kent

O autor do roteiro dos dois primeiros longas, Mario Puzo, de O Poderoso Chefão, não sabia muito sobre o personagem quando assumiu o projeto. Por isso, ele recorreu a Julius Schwartz, responsável pela revista do super-herói nos anos 70 e 80, que lhe cedeu diversas edições dos quadrinhos.


Richard Donner tem uma ponta no filme como o homem cético que fala com Clark Kent na frente das televisões, logo após a primeira aparição do Superman.


Richard Donner diretor do filme

Marlon Brando recebeu US$ 3,7 milhões, mais uma porcentagem do faturamento bruto, por doze dias de filmagem. O pagamento também cobriu a sequência, que foi filmada ao mesmo tempo. Brando não apareceu na sequência, porque processou o produtor Ilya Salkind, alegando que Salkind não lhe pagara sua porcentagem dos lucros. Ele finalmente recebeu cerca de US$ 14 milhões por dez minutos de exibição. As filmagens foram usadas em Superman: O Retorno (2006), de Bryan Singer.


Pierre Spengler, Marlon Brando e o diretor Richard Donner

Para conseguir uma musculatura convincente para ser nas telas Superman, o ator Christopher Reeve fez um trabalho especial supervisionado por David Prowse, o ator que interpretou Darth Vader. Ele ganhou quase trinta quilos de músculos entre a pré-produção e as filmagens.


Arnold Schwarzenegger, Charles Bronson e Kris Kristopherson estão entre os nomes que tentaram o papel do Homem de Aço. Até o dentista da esposa de Ilya Salkind, um dos produtores do projeto, fez um teste, porque a mulher achava que o sujeito tinha a cara do personagem nos quadrinhos.


Essa sintonia está para ser batida!

Margot Kidder originalmente deveria cantar a música "Can You Read My Mind" para a sequência do voo com o Superman, mas Richard Donner não gostou da voz da atriz cantando e mudou para uma narração.


O personagem foi eleito o super-herói mais popular do cinema de todos os tempos. A rede de cinemas UCI da Grã-Bretanha realizou a votação no lançamento do filme Os Incríveis, em dezembro de 2004. Os outros colocados foram: Demolidor, Wolverine, do X-Men, e as Tartarugas Ninjas.



A cena do helicóptero deveria ter sido filmada no edifício da companhia aérea Pan Am. Lá havia um heliponto no topo do edifício utilizado para transportar pessoas para o aeroporto JFK. O heliporto foi encerrado em 16 de maio de 1977, quando um helicóptero tentou pousar na pista e capotou, matando quatro pessoas e um pedestre quando o dispositivo caiu para a rua.


Na cena em que Lois Lane entrevista Superman na sacada, Superman responde: "Eu nunca minto". O produtor Ilya Salkind sentiu que este era um ponto chave no filme, já que o Super-Homem, vivendo sob sua identidade falsa como Clark Kent, está contando uma mentira ao enganar a todos, inclusive nas em que ele nega ser Superman.


Cena dos bastidores

Os produtores queriam Joan Crawford para o papel de Martha Kent. Infelizmente, Crawford estava muito doente para assumir o papel e morreu pouco antes do início da produção, no dia 10 de maio de 1977 em Manhattan.


Superman - O Filme teve ainda outras quatro sequências: Superman II - A Aventura Continua (1980), Superman III (1983), Superman IV - Em Busca da Paz (1987) e Superman - O Retorno (2006).


Fim.

O filme está atualmente disponível na HBO Max e Amazon Prime.


Fiquem ligados pois todas as quintas-feiras teremos um #Tbt novo para vocês!




Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube! Twitter:@realcanalbang



0 comentário
bottom of page