top of page

X-Men '97 | Quem é Roberto Da Costa/Mancha Solar, o mais novo X-Men?

X-Men '97 finalmente estreou na Disney+, dando aos fãs de longa data outro vislumbre das divertidas aventuras e dinâmicas complexas desta lendária equipe de super-heróis. Esta continuação de X-Men: a série animada da Marvel prometeu dar aos espectadores mais da programação que eles amavam no original, além de alguns rostos novos. Até agora, as novas adições mais do que justificaram as suas vagas; seja o brincalhão metamorfo Morph (JP Karliak) ou o famoso e poderoso Bishop (Isaac Robinson-Smith), ver esse grupo icônico de mutantes se expandir tem sido incrível.


No entanto, esta estreia também apresentou ao público um novo e potencial membro da equipe: Roberto de Costa (Gui Augustini). Este rico festeiro passou a maior parte do tempo na tela relutante em compartilhar sua habilidade mutante com outras pessoas e fugindo tanto de terroristas anti-mutantes quanto dos X-Men que tentavam salvá-lo. Felizmente, um encontro final com o brilhante Jubileu (Holly Chou) o deixou se perguntando se ele poderia realmente aprender a usar seus poderes para o bem, sugerindo que ele possivelmente se juntaria a este grupo de estrelas.


(SPOILERS) Enquanto X-Men '97 apresenta Roberto como um garoto rico e esnobe que precisa amadurecer - um retrato bastante preciso do personagem em comparação com sua contraparte escrita - os quadrinhos dos X-Men revelam sua história bastante trágica. Filho de um bilionário brasileiro, a infância extremamente rica de Costa foi marcada por seu pai indiferente e pelo racismo que enfrentou como afro-brasileiro. Mesmo com tudo isso, ele manteve uma personalidade calma e confiante, usando suas proezas físicas no campo de futebol e os milhões de pessoas que apoiavam cada movimento seu para justificar sua atitude irreverente.


Ele desenvolveu a personalidade dura que os espectadores veem na estreia da série em resposta a um mundo que constantemente lhe dizia que ele era inferior - ele lutou contra isso dizendo a si mesmo que todos os outros eram na verdade inferiores a ele. Mas, infelizmente, esta defesa e o seu dinheiro não foram suficientes para protegê-lo de um ataque racista durante um jogo, levando a uma surra brutal que despertou traumaticamente o seu poder mutante: a absorção da radiação solar. A capacidade de extrair energia do sol e transformar-se em uma figura ultraforte, um feito que chocou seus valentões e aterrorizou toda uma multidão de espectadores que fugiram do garoto de 14 anos que agora viam como um monstro.


Não está claro o quanto o programa irá mergulhar no passado do menino, mas uma inspeção desse momento revela o quão angustiante foi a experiência inicial de Roberto com seus poderes e o que ele perdeu por causa deles. Quando as crenças antimutantes de sua comunidade os viraram contra ele, a única pessoa que apoiou Costa foi sua namorada, Juliana Sandoval. Mas quando mercenários anti-mutantes são enviados atrás do menino, Juliana o salva levando uma bala destinada ao jovem mutante, matando-a no processo. Os quadrinhos mostram Roberto sendo salvo pelos heróis adolescentes Xuân Cao Mạnh (Karma) e Dani Moonstar (Mirage), a dupla então o ajudando a se vingar das pessoas que mataram Juliana e mostrando a ele que ele pode usar essas novas habilidades assustadoras para um propósito maior. Eles se tornam membros fundadores dos Novos Mutantes, a principal equipe de heróis liderada por jovens dos X-Men, e Roberto aprende que suas habilidades e confiança podem ajudar outras pessoas e, esperançosamente, evitar a morte de mais inocentes como Juliana.


Mesmo depois de ingressar neste time, Roberto nunca deixou de lado sua atitude arrogante; sua história em quadrinhos é repleta de momentos teatrais que o levaram a deixar o time, tornando-se até mesmo um vilão/anti-herói por um tempo. Mas embora ele possa ter entrado em conflito com a visão de Charles Xavier ( Ross Marquand ) das relações entre humanos e mutantes, seu amor por seus amigos sempre lembrou a Roberto o quanto ele poderia ser um herói. Com o passar dos anos, os leitores o viram finalmente reconhecer e se reconciliar com seu trauma, não apenas de perder Juliana, mas da discriminação repugnante que sempre sofreu por causa de sua raça e de seu medo avassalador de se tornar igual a seu pai degenerado. Através de seus relacionamentos mais próximos, ele aprendeu que controlava seu destino e poderia usar seus poderes e riqueza para o bem, tornando-se o super-herói impetuoso Mancha Solar.


Roberto de Costa como personagem incorpora os temas centrais da franquia como um todo. Da discriminação que ele enfrentou por causa de sua identidade, quão tumultuada pode ser sua experiência com suas habilidades sobre-humanas e a imensa pressão mental que vem do dever de ser um herói, sua experiência como Mancha Solar ilustra a experiência íntima de muitos nesta super equipe. Ignorar a riqueza de sua história seria um grande erro, mas, felizmente para todos que estão assistindo, os criadores desta surpreendente nova série parecem prontos para dar a esse jovem herói impetuoso o destaque que ele merece.


É claro que X-Men '97 está muito longe de colocá-lo em qualquer um desses desenvolvimentos, mas fica claro desde os primeiros episódios da série que veremos alguns dos belos e complexos crescimentos de Roberto se desenrolando na tela.


Ainda é muito cedo na série, e com os adultos ao seu redor tendo ameaças mundiais suficientes (e drama interpessoal) para mantê-los ocupados, não está claro quanto do enredo da primeira temporada se concentrará em dar corpo a esse espertinho. Mas esta série deixou claro seu conhecimento e apreciação pelos quadrinhos, o que significa que os fãs devem esperar que pelo menos parte de sua complexa história chegue às telas.


X-Men '97 está disponível para transmissão na Disney+, com novos episódios sendo lançados às quartas-feiras.


Fonte: Collider

Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal

0 comentário

Comentários


bottom of page