top of page

Will Smith pede desculpas à Academia por tapa em Chris Rock em discurso emocionante de Melhor Ator


Will Smith foi nomeado melhor ator no Oscar por sua atuação em King Richard, mas seu momento de comemoração foi ofuscado por sua explosão inesperada e não roteirizada de violência no início da noite.


Cerca de uma hora antes de ganhar o primeiro Oscar de sua carreira, Smith subiu ao palco e deu um tapa em Chris Rock – que estava apresentando o prêmio de melhor documentário – por causa de uma piada sobre sua esposa, Jada Pinkett Smith.


Pouco depois, em um discurso choroso de aceitação, Smith se desculpou com a Academia e seus colegas indicados a melhor ator, mas ele parou de mencionar Rock.

“Quero me desculpar com a Academia. Quero pedir desculpas a todos os meus colegas indicados. Este é um momento lindo, e não estou chorando por ganhar um prêmio”, disse Smith. “Não se trata de ganhar um prêmio para mim.”



Ele tentou chamar a atenção para o elenco e a equipe de King Richard, um drama esportivo no qual ele interpreta o pai das ícones do tênis Venus e Serena Williams.


“É sobre ser capaz de iluminar todas as pessoas”, disse Smith enquanto chorava abertamente. “A arte imita a vida. Eu pareço o pai maluco, assim como eles disseram sobre Richard Williams.”


No início da noite, Rock fez uma piada com Pinkett Smith, dizendo que estava animado para vê-la em "GI Jane 2", uma referência ao filme de 1997 em que a personagem de Demi Moore tinha a cabeça raspada. Pinkett Smith falou publicamente sobre a luta contra a alopecia. Depois de bater na cara de Rock, Smith gritou para ele:


"Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca!"


Os membros da platéia dentro do Dolby Theatre, assim como os espectadores em casa, ficaram surpresos com o golpe físico de Smith, que inicialmente parecia uma esquete cômica. Mas logo ficou claro que o momento dramático não foi planejado. Sem abordar o incidente diretamente, Smith usou seu discurso de vitória para evocar seu personagem de King Richard, um homem que foi fortemente escrutinado pela mídia por sua intensa lealdade à sua família.


King Richard - Criando Campeãs

“Richard Williams era um defensor feroz de sua família”, disse Smith. “Neste momento da minha vida, neste momento, estou impressionado com o que Deus está me chamando para fazer e estar neste mundo. Fazendo este filme, eu tenho que proteger Aunjanue Ellis, que é uma das pessoas mais fortes e delicadas que já conheci. Eu tenho que proteger Saniyya [Sidney] e Demi [Singleton], as duas atrizes que interpretaram Vênus e Serena.”


Ele continuou: “Estou sendo chamado em minha vida para amar as pessoas e proteger as pessoas e ser um rio para meu povo. Eu sei que para fazer o que fazemos, você tem que ser capaz de aguentar abusos. Você tem que ser capaz de aguentar as pessoas falarem mal de você. Neste negócio, você tem que ser capaz de ter pessoas desrespeitando você. E você tem que sorrir e fingir que está tudo bem.”


Smith então mencionou uma conversa anterior com o colega indicado a melhor ator Denzel Washington, que veio conversar com Smith durante os intervalos comerciais após o incidente com Rock. Após o incidente com Rock, Smith também foi visitado em seu assento por sua publicitária, Meredith O. Sullivan, e o produtor do Oscar Will Packer.


“Denzel [Washington] disse alguns minutos atrás: 'No seu momento mais alto, tenha cuidado, é quando o diabo vem para você'”, disse Smith.


Smith tentou terminar seu discurso com um momento de leviandade, fazendo uma piada sobre ser convidado a voltar ao Oscar.


“Obrigado por esta homenagem. Obrigado por este momento. E obrigado em nome de Richard e Oracene [Price] e toda a família Williams. Obrigada. Espero que a Academia me convide de volta”, disse Smith antes de sair do palco.


A 94ª edição do Oscar pretendia ser uma alegria para Smith, que era amplamente esperado para ganhar o primeiro Oscar de sua carreira depois de duas indicações. Ele foi indicado anteriormente em 2002 pelo filme biográfico de boxe “Ali” e em 2006 por “À Procura da Felicidade”.


Smith se tornou um dos primeiros candidatos ao Oscar de melhor ator durante a temporada de premiações, mantendo-se na conversa por meio de vitórias nos prêmios Globo de Ouro, BAFTA, Critics Choice e Screen Actors Guild. Em uma disputada corrida ao Oscar, Smith derrotou Javier Bardem (“Apresentando os Ricardos”), Benedict Cumberbatch (“Ataque dos Cães”), Andrew Garfield (“Tick, Tick … Boom!”) e Denzel Washington (“A Tragédia de Macbeth”) para levar o prêmio principal.

Coincidentemente, Smith perdeu o Oscar em 2002 para Washington, que ganhou por “Dia de Treinamento”.


Dirigido por Reinaldo Marcus Green, King Richard recebeu seis indicações no total, incluindo melhor filme, atriz coadjuvante para Ellis como Vênus e mãe de Serena e roteiro original. No drama biográfico que agrada a multidão, Smith oferece o tipo de desempenho – baseado na história real de um pai dedicado a estrelas do esporte em ascensão – que os eleitores do Oscar adoram reconhecer.


Mas Smith disse anteriormente ao New York Times que uma vez se preocupou que A Busca da Felicidade fosse o ápice de sua carreira em Hollywood, apesar de ter dezenas de papéis no cinema desde então.


A Procura da Felicidade

“Achei que tinha alcançado meu auge artístico”, disse ele. “Então, para o mundo responder a esse filme dessa maneira, me energiza como artista. Estou loucamente inspirado para criar e até mesmo para poder contar histórias como essa.”


No SAG Awards deste ano, em um dos muitos discursos recentes e emocionantes de Smith na temporada de premiações, o ator de 53 anos chamou Richard Williams de “um sonhador como ninguém jamais conheceu”.


“Ele tem um poder de crença que beira a insanidade e às vezes ultrapassa a fronteira, o que é absolutamente necessário para levar algo do impossível ao possível”, disse Smith.


Fonte: Variety



Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal

0 comentário
bottom of page