top of page

Um Corpo que Cai | Paramount fará remake do clássico de Hitchcock com Robert Downey Jr. estrelando

Se você vai refazer um filme, por que refazer um dos filmes mais aclamados já feitos?

A Paramount Pictures adquiriu preventivamente um remake do thriller psicológico clássico de Alfred Hitchcock de 1958, “Um Corpo que Cai”, como um possível filme estrelado por Robert Downey Jr.


O criador de “Peaky Blinders”, Steven Knight, deve escrever o roteiro, logo após seu compromisso de escrever um filme sem título de um filme “Star Wars” para a Lucasfilm.



Downey manteve um perfil discreto como ator desde o lançamento de “Vingadores: Ultimato” de 2019, que é um dos filmes de maior bilheteria já feitos, e “Dolittle” de 2020, que não foi. Ele produziu e aparece no documentário “Sr.”, sobre seu pai, e deve aparecer em julho no épico histórico de Christopher Nolan, “Oppenheimer”, ao lado de Cillian Murphy. Mas por outro lado, a agenda de Downey permaneceu notavelmente aberta.


O original “Um Corpo que Cai” estrelou James Stewart como John “Scottie” Ferguson, um detetive da polícia de San Francisco que se aposentou devido a um medo paralisante de altura causado por um caso grave de vertigem. Depois de ser contratado para seguir a esposa de um conhecido, Madeleine (Kim Novak), Scottie fica obcecado por ela, mas seus medos o tornam impotente para salvá-la quando ela sobe a torre de uma missão espanhola e mergulha para a morte. E então as coisas ficam realmente estranhas.

“Um Corpo que Cai” não foi um sucesso estrondoso quando foi lançado nos cinemas e dividiu os críticos. Mas na década de 1980, começou a ganhar reconhecimento como uma obra-prima. Em 1982, em uma pesquisa dos melhores filmes já feitos pela publicação Sight and Sound do British Film Institute (realizada a cada 10 anos), “Um Corpo que Cai” quebrou o top 10 e continuou a subir na lista, alcançando o primeiro lugar na lista. pesquisa de 2012.


O filme eclipsou o romance francês que o inspirou, “D'entre les morts”, ou “Os vivos e os mortos”, de Boileau-Narcejac (pseudônimo dos parceiros de escrita Pierrer Bolieau e Pierre Ayraud). O livro segue o mesmo enredo de “Um Corpo que Cai”, mas se passa em Paris durante o auge da Segunda Guerra Mundial. (O final também é muito diferente.)


Vários filmes de Hitchcock foram refeitos ao longo dos anos, mais notoriamente o remake de 1960 "Psicose" de Gus Van Sant em 1998. Hitchcock até refez a si mesmo, refazendo seu thriller de 1934 "O homem que sabia demais" em 1956 com Stewart e Doris Day. E cineastas tão variados como Brian De Palma (com “Obsession” e “Body Double”), David Lynch (com “Mulholland Drive”) e Mel Brooks (com “High Anxiety”) inspiraram-se fortemente em “Um Corpo que Cai” em particular. Mas nenhum estúdio americano tentou um remake definitivo até agora.


Fonte: Variety

Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

0 comentário
bottom of page