top of page

Top Gun 2 | Filme usou mais de 40 modelos para recriar voz de Val Kilmer com inteligência artificial

Val Kilmer retornou para o elenco de Top Gun 2 e teve uma breve fala após perder a voz por conta de um câncer na garganta em 2014

Para reprisar o papel de Tom “Iceman” Kazansky em Top Gun: Maverick, Val Kilmer precisou da ajuda de mais de 40 modelos de voz, selecionados a partir de inteligência artificial, para conseguir falar novamente no filme. Ator perdeu a habilidade de falar após um câncer na garganta em 2014.


O roteiro de Top Gun 2 também colocou Iceman na mesma condição de Kilmer, perdendo a voz por conta de um câncer e se comunicando apenas digitando. No entanto, ator tem uma pequena fala, que foi feita utilizando inteligência artificial.


Segundo a Forbes, Kilmer utilizou o mesmo processo usado em agosto de 2021, fruto de uma parceria com Sonantic para criar uma inteligência artificial que desse voz a ele. O ator forneceu à empresa horas de imagens de arquivo com a voz original que foi usada pelos algoritmos da empresa e transformada em modelo.



“No final, geramos mais de 40 modelos de voz diferentes e selecionamos o melhor, de maior qualidade e mais expressivo,” explicou John Flynn, CTO e cofundador da Sonantic, em comunicado à Forbes. “Esses novos algoritmos agora estão incorporados em nosso mecanismo de voz, para que futuros clientes também possam aproveitá-los automaticamente.”


Segundo a publicação, a empresa limpou antigas gravações de áudio de Kilmer e usou um “motor de voz” para ensinar o modelo a falar como o ator. Esse mecanismo tinha cerca de 10 vezes menos dados do que um projeto típico, o que não era suficiente. Por isso, a empresa decidiu criar mais algoritmos que pudessem reproduzir um modelo de voz com mais qualidade utilizando os dados disponíveis.


Fonte: Variety

Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal

0 comentário
bottom of page