top of page

The Mandalorian | A Lenda do Mitossauro, explicada

Pensou que eram um mito? Pense de novo.



Ouvimos falar deles há muito tempo, e agora The Mandalorian finalmente nos deu nosso primeiro vislumbre de um Mythosaur real no episódio desta semana, "The Mines of Mandalore". Foi breve, mas o suficiente para fazer todos os fãs pularem de seus assentos: uma fera gigantesca, escondida pelas sombras sob as Águas Vivas de Mandalore, repentinamente voltando seus olhos para Bo-Katan Kryze (Katee Sackhoff enquanto disparava de as profundezas com um inconsciente Din Djarin (Pedro Pascal em suas costas. Mesmo na escuridão, poderíamos dizer: eles são imensos e ninguém gostaria de estar debaixo d'água com um selvagem.

A essa altura, The Mandalorian já está fazendo questão de mostrar criaturas lendárias da tradição de Guerra nas Estrelas que sempre quisemos ver em ação ao vivo. Tivemos Blurrgs na 1ª temporada, houve o Krayt Dragon em Tatooine na 2ª temporada e, agora, finalmente conseguimos ver, pela primeira vez, um verdadeiro Mythosaur. Ouvimos falar deles pela primeira vez na 1ª temporada, quando Kuiil (Nick Nolte) evocou sua lenda para motivar Din a finalmente montar um Blurrg em Arvala-7. "Seus ancestrais montaram o grande Mythosaur!" ele disse, dando ao Mandaloriano o impulso de que ele precisava. Eles são o símbolo máximo da cultura e religião Mandaloriana. Vamos ver o que os torna tão especiais. Este é o caminho.


O significado do mitossauro em Star Wars




Embora nunca tivéssemos visto um Mythosaur real antes, a imagem da besta sempre esteve presente em Star Wars desde seus primeiros dias. Quando Boba Fett fez sua primeira aparição em O Império Contra-Ataca , interpretado por Jeremy Bulloch em 1980, seus ombros ostentavam um emblema com uma caveira de Mythosaur, que logo se tornou o símbolo de sua origem Mandaloriana. Quando The Mandalorian estreou em 2019, e visitamos pela primeira vez o esconderijo do Armorer (Emily Swallow) em Nevarro, um crânio de Mythosaur também pode ser visto acima da entrada.

Mas, apesar de seu crânio ser um dos símbolos mais populares em Star Wars , até mesmo seus nomes nunca haviam sido falados na tela antes de Kuiil (seu bordão não é "eu falei" à toa, certo?), aparecendo principalmente em livros de referência no cânone oficial da Disney. Isso significa que, daqui em diante, os criadores de The Mandalorian, Jon Favreau e Dave Filoni, estão desbravando novos caminhos, e o que vier a seguir é novidade para a franquia, e tem precedência sobre qualquer outra mídia que possa usar Mythosaurs para contar uma história.


Em The Mandalorian porém, eles estiveram muito presentes, embora não tenham aparecido em carne e osso até agora. Em The Book of Boba Fett, na verdade, o Armorer conta a Din Djarin sobre uma lenda sobre eles: "As canções de eras passadas predisseram que o Mythosaur se ergueria para anunciar uma nova era de Mandalore." Como líder dos Filhos da Patrulha, ela é a guardiã das lendas e tradições dos Mandalorianos, mas, durante seu tempo, Mandalore está em ruínas, destruída pelo Império e transformada em vidro. Poucos mandalorianos acreditavam em velhas tradições e fábulas e, além disso, as lendas costumam falar em metáforas, e a referência a um mitossauro poderia muito bem ser uma delas. Afinal, eles são, claro, mitos - está no próprio nome da espécie.

Mas este é um momento desesperador para os mandalorianos. Seu povo foi espalhado aos quatro ventos após a Noite das Mil Lágrimas, décadas antes dos eventos da série. Eles certamente têm assuntos mais urgentes para resolver, como apenas sobreviver. Horas de desespero são quando a fé de alguém é mais testada e, sempre que uma nação enfrenta problemas, é comum que as pessoas pensem em seus maiores símbolos para reunir forças. Mandalorianos não são diferentes, com o lendário Mythosaur sendo deles.



Fonte: Collider



Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal



0 comentário
bottom of page