top of page

The Last of Us | Explicação do final da primeira temporada, por que Joel mentiu para Ellie?

O episódio 9 de 'The Last of Us' encerra a primeira temporada perguntando o que é mais importante: as pessoas que você ama ou o destino do mundo?



CONTÉM SPOILER!!!


Desde o primeiro episódio, The Last of Us da HBO se diferenciou de outras histórias pós-apocalípticas ao enfatizar como não havia heróis reais em um mundo dizimado por Cordyceps. Com o passar das semanas, testemunhamos Joel (Pedro Pascal) fazendo escolhas erradas repetidamente e colocando seus impulsos violentos à frente da possibilidade de confiar em outras pessoas. Tragicamente, também testemunhamos Ellie (Bella Ramsey) trilhando um caminho semelhante, descendo a profundezas morais de onde ela terá dificuldade em sair. E enquanto o episódio 9 é ironicamente intitulado “Look for the Light”, o final da temporada encerra as coisas com a confirmação angustiante de que Joel é realmente um cara mau, disposto a matar e mentir por motivos egoístas.

Como passamos tanto tempo acompanhando a jornada de Joel nas terras devastadas da América, podemos simpatizar com suas escolhas sombrias no final da temporada. Ainda assim, isso não muda o fato de que Joel matou muitas pessoas aparentemente inocentes no episódio 9 enquanto também mentiu para Ellie para esconder sua verdadeira natureza. É uma decisão dolorosa que certamente voltará para assombrar Joel no futuro, pois suas mentiras podem fazê-lo perder exatamente o que estava tentando manter.



Ellie dá a Joel uma razão para viver



O episódio 9 faz um trabalho maravilhoso em aumentar a tensão até aquele final explosivo. Antes que o inferno comece, Joel e Ellie têm tempo para explorar Salt Lake City, compartilhando segredos e revelando como eles realmente se sentem um pelo outro. O ponto alto emocional dessa troca terna acontece quando Joel revela que a cicatriz em sua testa vem de uma tentativa fracassada de suicídio, causada por seu vacilo após apontar uma arma para si mesmo. Depois da morte de Sarah (Nico Parker) Joel perdeu sua motivação para viver, então ele estava pronto para seguir sua filha até o túmulo. Joel nem mesmo entende por que não conseguiu o suicídio, mas desde então tem sobrevivido à revelia. Ellie mudou tudo para Joel, pois pela primeira vez em vinte anos, ele quer permanecer vivo, dividindo o tempo que ainda tem com a filha substituta dela.

A confissão de Joel nos dá uma nova visão sobre a alma do homem quebrado. Há 20 anos, Joel carrega a dor da perda de Sarah, uma angústia emocional que o leva a ficar cada vez mais violento. E embora sua missão de levar Ellie pelo país comece como um trabalho como qualquer outro, o amor que eles compartilham agora finalmente permitiu que velhas feridas cicatrizassem. É por isso que algo se encaixa dentro de Joel quando ele descobre que os Vaga-lumes vão sacrificar a garota em troca de uma cura para a infecção por Cordyceps.


A mãe de Ellie (Ashley Johnson) deu à luz seu filho momentos depois de ser mordida por um infectado. Como resultado, Ellie desenvolveu um tipo único de infecção fúngica que não controlava seu sistema nervoso. O efeito colateral de Ellie ter sido infectada no nascimento é que a cepa mortal de Cordyceps identifica o corpo da menina como contaminado, então não tenta assumir o controle. Ellie não é infectada porque os Cordyceps acham que ela já está infectada, o que explica por que ela é imune, embora tenha testado positivo. O plano de Marlene (Merle Dandridge) é abrir Ellie, extrair a cepa benigna de Cordyceps de seu cérebro, cultivá-la e espalhá-la por todos os humanos vivos. Dessa forma, todas as pessoas na Terra também poderiam se tornar imunes e a sociedade poderia ser reconstruída. A morte de Ellie é a chave para salvar a humanidade.

Assim que ele descobre que os Vaga-lumes vão matar Ellie, Joel fica furioso, atirando em todos que ficam em seu caminho para resgatar a garota. Joel é implacável, matando pessoas depois que elas se rendem. Ele até atira no cirurgião encarregado de realizar a cirurgia em Ellie. Marlene também vira vítima, depois que a líder dos Vaga-lumes já baixou a arma. Joel despacha brutalmente todos os Firefly para garantir que ninguém vá atrás de Ellie novamente. E para manter sua nova filha por perto, ele decide queimar o mundo inteiro. Para piorar as coisas, Joel mente para Ellie, escondendo seus crimes da garota.



A mentira de Joel encerra a primeira temporada de The Last of Us de maneira perturbadora



Depois que Ellie acorda, a garota se esforça para entender por que ainda está com uma camisola de hospital, indo embora com Joel. Joel diz a Ellie que ela não é a única e que os Vaga-lumes encontraram dezenas de pessoas imunes. Infelizmente, todos os seus esforços foram em vão, pois não conseguiram replicar o efeito. Como tal, os Fireflies desistiram de tentar encontrar uma cura. Joel também culpa os invasores pelo massacre no hospital, alegando que ele escapou por pouco com Ellie, o que explica por que ela nem estava vestida quando eles saíram do hospital.

Ao mentir para Ellie, Joel imagina que a protegerá da dura verdade de que mantê-la viva condenou centenas de pessoas à morte, direta e indiretamente. Ele também garante que a garota não se rebelará contra ele, já que Ellie provavelmente desaprovaria o comportamento de Joel. Finalmente, as mentiras de Joel forçam uma decisão sobre Ellie, que não pode escolher por si mesma se estaria disposta a se sacrificar para salvar o mundo. Joel não está preocupado com a autonomia de Ellie, com a vida de todos ou com a continuidade da humanidade. Joel só quer manter Ellie por perto, custe o que custar.


A culpa pela sobrevivência de Ellie aperta ainda mais o coração da garota depois que ela descobre que Marlene e os Vaga-lumes morreram no hospital. Então, antes que ela possa dar a eles uma chance de construir uma vida em Jackson, ela pede a Joel que prometa a ela que tudo o que ele diz é verdade. Ellie é uma criança esperta e percebe que a história de Joel não faz muito sentido. Está cheio de coincidências e resoluções que raramente acontecem na vida real. Joel garante a Ellie que não está mentindo, e Ellie concorda em deixar o assunto de lado.


Os dois certamente tentarão ter uma vida feliz em Jackson, mas as ações de Joel podem ter afastado Ellie para sempre. The Last of Us enfatiza, toda semana, como a confiança mútua é a única ferramenta com a qual podemos contar para construir relacionamentos humanos significativos, especialmente no apocalipse. E mentindo, Joel poderia ter condenado sua chance de ser pai mais uma vez.




Fonte: Collider




Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal


0 comentário
bottom of page