Este é o segundo post da série de indicações, como já diz o título, no qual o primeiro foi sobre o mangá Kokou no Hito, que, para quem se interessar, pode ler aqui no nosso site. Dessa vez, a recomendação é um pouco mais diferente, pois se trata de um one-shot chamado The Enigma of Amigara Fault (O Enigma da Falha de Amigara), escrito e ilustrado pelo grandioso e mestre do horror Junji Ito, famoso por obras como Tomie (1987), Uzumaki (1998) e Fragments of Horror (2013).
Por estarmos no mês de Outubro, também conhecido como o mês de Halloween, nada melhor do que entrar no tema do horror, suspense e mistério que existe no mundo dos animes e mangás. E já fica avisado logo que, ainda que seja uma leitura bastante curta, de 30 páginas em média, recomenda-se uma idade de 16+ para ler este one-shot.
"Um dia, ocorreu um terremoto de grande escala e, após investigações, uma estranha falha na montanha de Amigara, epicentro do incidente, foi avistada, o que chamou atenção de estudiosos e da mídia, pois foram encontrados vários buracos em forma de corpos humanos no relevo. Owaki é um jovem que viu a reportagem e ficou extremamente curioso, viajando até o local, onde diversas outras pessoas se reuniram com o mesmo objetivo: entender porque se sentiram tão instigadas a irem até o lugar".
Para aqueles que não conhecem alguma obra de Junji Ito, é importante deixar claro o seu estilo de contar sua história, pois o mangaká sempre utiliza um horror que serve para causar incômodo, pavor e agonia. Não é exagero dizer que ao terminar de ler qualquer mangá seu, o leitor queira tirar um tempo para respirar fundo e acalmar os nervos. E The Enigma of Amigara Fault não é exceção.
O que é fantástico nesse one-shot é que, mesmo sendo uma história muito curta, ela possui começo, meio e fim bem definidos, inclusive, ao descobrir o verdadeiro mistério, surpreende quem estiver lendo. Mas também, a arte é super importante para esse gênero e Ito demonstra sua habilidade perfeitamente, utilizando um traço realista, além de elaborar quadros com muitas sombras, além do uso de hachuras — técnica em que se usa linhas retas ou curvas paralelas umas às outras para criar diferentes efeitos de sombra ou meio-tom. E, o que também é característico em seus mangás, o uso dos olhos bem expressivos, que evocam um desejo inconsciente nesse one-shot.
Com toda certeza, para qualquer fã do gênero do horror ou do próprio autor que não conhecia essa história, é um mangá que vai agradar bastante, embora cause uma certa ânsia. Assim como em todas as suas narrativas, Ito acerta em cheio em provocar o leitor e deixá-lo incomodado, além de apresentar uma história excelente e bem criativa.
Por: Victor H. Machado
Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!
Twitter: @realcanalbang
Instagram: @canalbangoriginal
ความคิดเห็น