top of page

Shinji Mizushima, mangaká conhecido por seus mangás de beisebol, falece aos 82 anos

Foi confirmado que Shinji Mizushima, mangaká conhecido por seus mangás de temática de beisebol como Dokaben, Yakyukyo no Uta e Abusan, faleceu de pneumonia em um hospital de Tóquio no dia 10 de janeiro de 2022, aos 82 anos de idade. Ele estava lutando contra a doença há bastante tempo. Seguindo sua vontade, um funeral foi realizado apenas para seus familiares.


Mizushima nasceu na Província de Niigata no dia 10 de abril de 1939 e deu início à sua carreira como mangaká em 1958, aos 18 anos. Após lançar em 1970 Otoko Doahou Kousien, sua primeira série de sucesso, ele criou diversos mangás de temática de beisebol e por muito tempo foi uma referência no gênero. Um dos seus mangás mais famosos foi Abusan, serializado na revista Big Comic Original da Shogakukan e que perdurou por 41 anos: de 1973 até 2014. Ele anunciou sua aposentadoria em dezembro de 2020, com Abusan - Tama Kegerenaku Michi Kewashi (“A bola é limpa, a estrada é dura”, em tradução livre) sendo sua última obra.


Ele ganhou o Prêmio do Ministro da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia na Premiação da Sociedade dos Cartunistas do Japão em 2007, a Medalha de Honra com Faixa Roxa do governo japonês em 2005 e a Ordem do Sol Nascente, Raios Dourados com Roseta em 2014.



Fonte: Crunchyroll.



Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!


0 comentário
bottom of page