top of page

Shiki | Indicação de Anime #01



Neste último dia de Outubro, é comemorado o Halloween e, para isso, venho aqui iniciar a série de indicações para animes, do mesmo modo como já existe uma sobre mangás, sendo a última sobre um one-shot de Junji Ito, The Enigma of Amigara Fault e, desta vez, aproveitando a temática de terror, falarei sobre o anime Shiki.


"A vida é pacata e modesta na pequena cidade de Sotoba, com pouco mais de mil habitantes, um simples lugar onde todo mundo se conhece. Entretanto, durante um verão quente, uma família se muda para um mausoléu antigo em uma parte afastada do vilarejo e, nesse mesmo período, uma jovem falece misteriosamente. Mas ela não foi a única, pois uma série de mortes surgiu em Sotoba e o médico Toshio Ozaki suspeita de uma epidemia, mas sem provas o suficiente do caso. Porém, com o passar do tempo, o que se pensava ser uma doença, dá espaço a um mistério sobrenatural".


Ainda que o enredo se desenvolva principalmente ao redor de Toshio, a história possui outros protagonistas que são tão importantes quanto o médico, que são o jovem Natsuno Yuuki e o sacerdote da vila Seishin Muroi.



Natsuno é a a paixão de Megumi Shimizu, a primeira pessoa a morrer em Sotoba e sua relação com ela mostra o ponto de vista de um amor juvenil perdido e a dor imensa que abala até mesmo um coração que já deixou de bater. Além disso, é através dele que o anime mostra ação, drama e romance, não necessariamente vindo dele, mas daqueles ao seu redor, como seu melhor amigo Tooru Mutou.


O jovem Natsuno Yuuki serve como um ponto da história para as pessoas mais jovens da cidade e é observado o desenvolvimento pessoal de cada personagem de maneira incrível, pois nenhuma pessoa que aparece na história continua a mesma no final, ou seja, acompanhamos cada uma delas expressar seus pensamentos e mudar conforme o passar do tempo. Todo mundo possui um desejo ou ideal, que buscam cumprir mesmo diante das circunstâncias e vemos as consequências disso enquanto acompanhamos Natsuno, que luta para salvar seus amigos.



Enquanto isso, quando a história vai para o lado do sacerdote Seishin Muroi, as coisas são um pouco mais diferentes, pois, inicialmente, ele é apresentado como mais uma pessoa que procura a solução para salvar as pessoas e é a partir disso que seu conflito interno surge. Uma vez que quanto mais fundo Seishin se envolve na história, mais ele compreende os sentimentos das pessoas envolvidas nesse grande incidente. Seu ponto de vista é perfeito para mostrar o outro lado da história, em que entendemos a natureza do problema e que todos querem de fato sobreviver.



Shiki é um anime que primeiro é apresentado como um horror e poderia muito bem cair em um clichê, onde já seria previsto boa parte de sua história, mas a cada episódio vemos o quanto isso muda, em que os personagens parecem ser reais, tomando determinadas decisões à medida que descobrem novas informações e são encurralados. Além disso, a obra usa muito bem seu arquétipo de horror para mostrar imprevisibilidade para algumas coisas, mas também a maneira que as mostra, bem como mudar a animação e o uso de preto e branco para criar cenas mais frias e explicitar melhor o conceito de morte que paira sobre a cidade.


Lançado em 2010, Shiki foi produzido pelo estúdio Daume, que já fez séries como Yuru Yuri e Onegai Teacher, adaptado do mangá de Fuyumi Ono (roteiro) e Ryuu Fujisaki (arte), que publicaram na famosa editora Jump SQ., popular também por Claymore, Blue Exorcist, Owari no Seraph e World Trigger.



Por: Victor H. Machado


Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!







0 comentário

Comments


bottom of page