top of page

Oscar 2023 | Mia Goth pede mudanças depois que filmes de terror são deixados de lado na premiação

“Eu acho que é muito político.”



Esta foi uma grande semana para a indústria cinematográfica, pois as indicações anuais ao Oscar foram divulgadas. Tantos filmes incríveis e pessoas talentosas foram indicadas com muita história inovadora feita, mas a única coisa que mais uma vez faltou na lista de indicados foi o gênero de terror, que obteve reconhecimento zero em todos os setores. Tem sido um problema crescente que a Academia enfrentou críticas no passado. Esse ano não foi diferente. Agora, uma das maiores estrelas do terror de 2022, Mia Goth, falou recentemente sobre a falta de representação do terror no Oscar.


Em uma entrevista recente com Jake's Takes promovendo seu novo filme de terror Infinity Pool, Goth não mediu palavras. "Eu acho que é muito político", disse a estrela. Ela continuou: “Não é totalmente baseado na qualidade de um projeto em si. Há muita coisa acontecendo lá e muitos cozinheiros na cozinha quando se trata de indicações. Talvez eu não devesse dizer isso, mas acho que é verdade. Acho que muita gente sabe disso.” Goth terminaria dizendo: “Uma mudança é necessária. Uma mudança deve ocorrer se eles quiserem se envolver com o público em geral. Acho que seria benéfico, realmente, [indicar filmes de terror].


Mesmo que Goth tenha sido cuidadosa com suas palavras, ela está apenas dizendo o que está na mente de todos os fãs de terror. Especialmente quando você considera que a maioria dos espectadores achava que Goth deveria ter sido indicada por sua atuação principal em Pearl. Esse filme foi a segunda parte da trilogia X de Ti West . X , uma motosserra do Texas slasher inspirado, lançado no início do ano passado com aclamação da crítica e comercial. Esse filme viu a mão gótica em uma performance de duelo como uma jovem aspirante a estrela Maxine e uma mulher mais velha e cansada chamada Pearl, cujos primeiros anos estavam tragicamente para trás. A atuação de Goth foi tão brilhante que foi fácil confundi-la com outra atriz inteiramente sob todo o incrível trabalho protético. Essas duas performances eram dignas de Oscar por conta própria, mas depois veio a prequela do filme, Pearl, que foi ainda melhor. Ele agiu como uma versão de terror distorcida e satisfatória do Mágico de Oz, com o filme sendo uma das melhores experiências de teatro dirigidas, escritas e atuadas de 2022. Pearl instantaneamente se tornou um ícone do gênero e isso novamente teve a ver com a brilhante atuação de Goth. Fosse seu monólogo de seis minutos, seu colapso “Eu sou uma estrela” ou sua cena de crédito final indutora de sorriso, Goth mais do que merecia ser indicada por seu trabalho. Indiscutivelmente ela merecia vencer.



No entanto, Pearl sendo desprezada é apenas o centro deste problema. O terror nunca foi a lugar nenhum, mas o gênero teve um de seus melhores anos da história em 2022. Quando não era o último filme da Marvel ou Avatar , o terror dominava as bilheterias. X , Pearl, Scream, Nope, Terrorizer 2, Smile, Barbarian, Fall e The Menu não foram apenas alguns dos filmes de maior sucesso financeiro, eles foram alguns dos melhores filmes do ano passado. Quando Goth diz que a situação é “política”, ela não quer dizer isso no sentido tradicional. Os estúdios de cinema precisam escolher quais filmes desejam comercializar para as premiações. Se eles sabem que seu filme de terror não terá chance, dada a história do gênero no Oscar, eles não vão perder tempo promovendo-o, por melhor que seja. É por isso que você vê estúdios como o A24, mais conhecido por seu terror alucinante, se esforçar por trás de Everything Everywhere All At Once, em vez de Men ou Midsommar. Longe vão os dias em que O Silêncio dos Inocentes poderia ganhar Melhor Filme ou até mesmo poderia ganhar o prêmio de Melhor Roteiro Original. O preconceito contra o gênero de terror está no auge. Algo tão simples quanto adicionar uma categoria de Melhor Filme de Terror, como a animação, pode ser o passo na direção certa de que o Oscar precisa desesperadamente.



Fonte: Collider




(Samira Liuara)




Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Instagram: @canalbangoriginal


0 comentário
bottom of page