top of page

O Mandaloriano | Série transformou este droid da trilogia original em uma lenda de Star Wars

R5-D4 é um herói desconhecido de 'Star Wars'.

*Alerta de Spoilers*


É da natureza de O Mandaloriano decorar seus episódios com eastern eggs do passado - andróides, bugigangas, naves estelares, relíquias do Império e da República, todos trabalhando para encher os fãs de Star Wars de nostalgia. O retorno de personagens adoráveis ​​e droides em O Mandaloriano chegou a trazer de volta o infame R5-D4 - aquele droide aparentemente discreto visto pela primeira vez em Star Wars: Uma Nova Esperança, e mais lembrado como o astromecânico vermelho e branco que quebrou em o jardim da frente de Lars Homestead ao lado de um jovem e impaciente Luke Skywalker (Mark Hamill). Quando o motivador do R5-D4 supostamente explodiu apenas alguns segundos depois de ser comprado por Owen Lars (Phil Brown), era difícil imaginar o pobre pedaço de metal valendo alguma coisa, apenas sendo reconhecido como o andróide que foi substituído pelo infalível e heróico R2-D2. Mas Dave Filoni e Jon Favreau revitalizaram a história de R5-D4 na era da Nova República de Star Wars. O dróide é visto pela primeira vez na Cantina do Espaçoporto de Chalmun quando Din Djarin (Pedro Pascal) entra em busca de trabalho, e então o dróide é posteriormente contratado pela engenheira Peli Motto (Amy Sedaris). Mas a vida e os tempos de R5-D4 não param por aí…


A história de fundo de R5-D4 antes de sua aparição em 'The Mandalorian'

No episódio 2 da 3ª temporada de O Mandaloriano, Din está em busca de peças de dróides da série IG para restaurar o IG-11, que o ajudará em sua busca por Mandalore. Mas uma visita a Peli em Tatooine muda os planos de Din. Em vez disso, Peli oferece o R5-D4, garantindo que “este astromecânico R5 foi construído para a aventura”. Din, no entanto, está relutante, assim como R5, cujo temperamento ansioso e covarde o torna o completo oposto de R2-D2. Mas nem todos os heróis são coloridos em azul e branco, o que nos leva ao infame conto intitulado "The Red One", escrito por Rae Carson e apresentado no livro Star Wars From A Certain Point of View, que detalha a maneira como R5-D4 se sacrificou naquele dia em Lars Homestead, para que R2-D2 pudesse completar sua precária missão para a Rebelião.


Todos esses anos atrás, empurrados juntos nas entranhas sombrias do sandcrawler de Jawa, R2-D2 e R5-D4 se encontram pela primeira vez. O encontro deles é assim:


"Sou R2-D2 e estou em uma missão importante." "Eu sou R5-D4. Nenhuma missão - que eu saiba. Minha memória foi apagada há quatro anos." "Devo ser vendido amanhã. Tenho que escapar deste sandcrawler. O destino da galáxia depende disso." "É por isso que sua pinça estava no fundo do meu compartimento de acesso? Você estava sabotando sua concorrência?" "Sim. Por favor, a Rebelião precisa de sua ajuda."

Mal sabia R2-D2 na época, mas R5 não queria nada além de ser vendido. Ele queria se livrar do sandcrawler e cumprir seus propósitos astromecânicos e programar com um novo mestre, ficando com medo com o passar do tempo de que estava ficando velho demais para o serviço. E, no entanto, ele confiava nas palavras de R2. Então, o que Luke Skywalker acreditava ser um mau motivador era na verdade R5 sacrificando sua liberdade pela Rebelião. “Obrigado, amigo. Você pode ter salvado a galáxia hoje. Eu nunca vou te esquecer”, foram as palavras finais de R2 para R5.


O futuro de R5-D4 após sua aparição na terceira temporada de 'The Mandalorian'

Pular para conclusões incertas sobre o futuro de R5 com Din e Grogu é um fato, considerando que o andróide está super nervoso e até agora foi involuntariamente empurrado para sua primeira tarefa, mas é da natureza de Star Wars revelar heróis improváveis. Também é da natureza de Star Wars ver dróides refletindo as características de seus mestres. Já faz muito tempo desde que R5 refletiu consigo mesmo entre as profundezas escuras do sandcrawler, desejando poder ser livre. Embora ele tenha servido a Peli, esta é a primeira aventura de R5 longe do infame planeta deserto desde que se juntou a Din e Grogu, e tal feito pode levá-lo a se tornar o herói que sempre foi, começando naquele dia, há muito tempo, quando ele deixou R2-D2 tomar seu lugar.


Fonte: Collider

Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal




0 comentário
bottom of page