top of page

Morre Frederick Forsyth: Autor de 'O Dia do Chacal' e 'Cães de Guerra' tinha 86 anos

  • Foto do escritor: Bruno Almeida
    Bruno Almeida
  • 9 de jun.
  • 2 min de leitura
ree

Frederick Forsyth, o romancista britânico por trás de "O Dia do Chacal" , "O Dossiê Odessa" , "Cães de Guerra" e vários outros livros que foram transformados em filmes ou programas de TV, morreu hoje em Kent, Inglaterra, informou seu agente Jonathan Lloyd à BBC. Ele tinha 86 anos.


Forsyth recorreu às suas experiências como piloto de caça, espião e jornalista para conferir autenticidade aos seus romances, o primeiro dos quais, "O Dia do Chacal", de 1971, foi escrito enquanto ele estava desempregado. A obra foi adaptada para o cinema em 1973, dirigida pelo multi-vencedor do Oscar Fred Zinneman, e para uma série de TV em 2024, estrelada por Eddie Redmayne. Ambientado no turbulento ano de 1963, acompanhava um plano de assassinato contra o presidente francês Charles de Gaulle. O filme de 1973 também foi refilmado como "O Chacal" (1997), estrelado por Bruce Willis e Richard Gere.

ree

Nascido em 25 de agosto de 1938 em Kent, Forsyth foi piloto da Força Aérea Real do Reino Unido e, posteriormente, trabalhou como jornalista para a Reuters e a BBC. Também trabalhou em rádio e jornais antes de se dedicar à escrita. Seu primeiro livro foi uma obra de não ficção de 1969 sobre a guerra civil nigeriana; a partir daí, escreveu mais de duas dezenas de romances, muitos dos quais se tornaram best-sellers internacionais.


Forsyth deu continuidade a "O Dia do Chacal" com "O Dossiê Odessa" (1972) e "Cães de Guerra" (1974). O primeiro se tornou um filme de 1974 estrelado por Jon Voight e Maximillian Schell, foi a continuação de "A Aventura do Poseidon" do diretor Ronald Neame, e "Cães de Guerra" , com temática golpista, foi transformado em um filme de 1980 de John Irvin, estrelado por Christopher Walken e Tom Berenger.

ree

Entre outras obras de Forsyth que viraram filmes estão "O Quarto Protocolo" (1984), estrelado por Michael Caine e Pierce Brosnan e que também virou game; "O Pastor" (2023); e "O Fantasma de Manhattan" (1999), uma pseudo-sequência de "O Fantasma da Ópera" que foi adaptada como "O Amor Nunca Morre" (2012). Este último também virou um espetáculo teatral no Teatro Adelphi, no West End de Londres.


Forsyth também recebeu créditos de produtor executivo ou produtor consultor por meia dúzia de projetos de TV, desde O Quarto Protocolo, no qual ele também dublou um locutor de notícias até O Dia do Chacal, de 2024.


Ele foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico (CBE) em 1997 e mais tarde revelou que trabalhou como espião para o MI6 por mais de duas décadas.


Fonte: Deadline

ree

Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Comentários


PARCEIROS

img cinema cinesystem
tela2Parceria_edited
tatuariaAlagoana.png
home vr logo
DTel_edited.png
ik3d_edited.png

2025 - Bang Company © - Todos os direitos reservados

  • YouTube - Canal Bang
  • Facebook - Canal Bang
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Canal Bang
bottom of page