top of page

Morre aos 78 anos Masayuki Uemura o criador do Nintendinho e Super Nintendo

É um momento triste para os jogadores. Masayuki Uemura, o principal criador do Famicom e Super Famicom (também conhecido como NES e SNES), morreu dia 6 de dezembro aos 78 anos. Ele começou a trabalhar na Sharp, onde vendia células solares e tecnologia de sensor de luz, mas ele é melhor lembrado por uma longa e influente carreira na Nintendo que efetivamente reviveu a indústria de videogames após o crash de 1983.



Uemura se envolveu pela primeira vez com a Nintendo depois que Gunpei Yokoi da empresa perguntou sobre o uso de células solares Sharp para produzir jogos com light gun. O futuro designer de console se juntou à Nintendo em 1971, e a empresa lançou jogos de armas que incluíam um jogo para casa chamado Duck Hunt (sim, o predecessor do título do Nintendinho). O presidente da empresa, Hiroshi Yamauchi, colocou Uemura no comando da divisão de R&D2 responsável pelos hardwares, incluindo consoles, e em novembro de 1981 ligou para Uemura pedindo a ele que construísse uma máquina que permitisse jogar fliperama em sua TV. O resultado foi o Famicom de 1983, o sistema que se tornaria o Nintendinho fora do Japão.


Você sabe pelo menos um pouco do que aconteceu a seguir. O Famicom e o Nintendinho foram um grande sucesso, vendendo quase 62 milhões de unidades combinadas e rejuvenescendo o interesse pelos consoles domésticos. Uemura então liderou o trabalho no Super Famicom, cujo lançamento global como Super Nintendo cimentou ainda mais a reputação da Nintendo. Ele também produziu alguns jogos NES, incluindo Ice Climber e três títulos de esportes. Ele se aposentou da Nintendo em 2004, mas continuou a servir como conselheiro e iria ensinar e pesquisar videogames como professor na Universidade Ritsumeikan.


É difícil exagerar a influência de Uemura. O negócio de videogames como existe hoje deve muito à habilidade de Uemura e sua equipe quando projetaram seus primeiros consoles de TV. Ele também ajudou a expandir a indústria de tecnologia do Japão ao tornar a Nintendo uma força global em eletrônicos. Embora ele certamente não fosse a única estrela da Nintendo, ele foi um dos mais influentes.


Fonte: Engadget


Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal

0 comentário
bottom of page