top of page

Megalopolis | Lionsgate retira trailer do ar devido a citações falsas de críticos

Citações atribuídas a críticos falecidos como Pauline Kael, Roger Ebert, Andrew Sarris e outros sobre "O Poderoso Chefão" e "Apocalypse Now" pareciam inventadas para o filme de Francis Ford Coppola.

A Lionsgate está retirando o trailer de "Megalópolis", de Francis Ford Coppola, que foi lançado esta manhã depois que a internet observou que citações sobre filmes mais antigos de Coppola, como "O Poderoso Chefão" e "Apocalypse Now", atribuídas a críticos de cinema como Pauline Kael, Andrew Sarris, Roger Ebert e outros, pareciam todas inventadas.


“A Lionsgate está imediatamente retirando nosso trailer de 'Megalopolis'” disse um porta-voz da empresa em uma declaração fornecida à IndieWire. “Oferecemos nossas sinceras desculpas aos críticos envolvidos e a Francis Ford Coppola e à American Zoetrope por esse erro indesculpável em nosso processo de verificação. Nós erramos. Lamentamos.”


Desde o momento em que a Lionsgate lançou o primeiro trailer de “Megalopolis” de Francis Ford Coppola na quarta-feira de manhã, os cinéfilos online começaram a suspeitar que algo estava errado. O trailer tentou se inclinar para a resposta crítica polarizada do filme ao postar críticas negativas de filmes de Coppola como “O Poderoso Chefão” e “Apocalypse Now”, que agora são universalmente aceitos como clássicos. O único problema, muitos fãs começaram a notar, era que muitas das citações atribuídas a pessoas como Pauline Kael e Roger Ebert não apareciam de fato nas críticas oficiais desses críticos sobre os filmes.


Por exemplo, Ebert teria descrito "Drácula de Bram Stoker", de Coppola, como um "triunfo do estilo sobre a substância", mas a citação na verdade aparece na crítica de Ebert sobre "Batman", de 1989, dirigido por Tim Burton, enquanto Ebert estava entre as vozes positivas escrevendo sobre "Drácula". Quanto a Kael descrevendo "O Poderoso Chefão", ela supostamente chamou o filme de "diminuído por sua arte", apesar de ser uma das maiores defensoras do filme e de sua sequência.


John Simon, Stanley Kauffmann, Vincent Canby, Owen Gleiberman e Rex Reed estavam entre os outros críticos citados no trailer que parecia impreciso ou falso.


A Lionsgate está cuidando da distribuição de “Megalopolis” nos EUA e planejou um lançamento nos cinemas e IMAX para 27 de setembro. O próprio Coppola está financiando o marketing do filme, e foi anunciado apenas esta semana que a Utopia, a gravadora de distribuição administrada pelo sobrinho de Coppola, Robert Schwartzman, também estava se unindo à Lionsgate no marketing para fornecer “serviços de marketing alternativos”.

Se criar uma grande controvérsia sobre citações falsas de críticos de cinema para gerar buzz foi intencional, o que parece não ser o caso, missão cumprida.


“Megalopolis”, uma produção de mais de US$ 100 milhões autofinanciada por Coppola, tem sido perseguida por controvérsias reais e imaginárias desde o início — adequada de certa forma para o autor por trás de produções tão agitadas como “Apocalypse Now”. Primeiro, houve relatos de que o filme era um cenário caótico, algo que Adam Driver pessoalmente negou. Depois que os principais executivos do estúdio de cinema viram o filme em uma exibição privada em abril, o plano era conseguir um grande distribuidor de estúdio antes que ele estreasse em um festival, mas a reação foi mista a ponto de alguns duvidarem que teria muito apelo comercial. Em seguida, foi exibido em Cannes para alguns elogios e algumas críticas gloriosas e nenhum prêmio e ficou sem um comprador por meses, apesar de um mercado saudável fora do festival.


Mais recentemente, surgiu um vídeo que parecia mostrar Coppola tocando e beijando figurantes seminuas em um vídeo vazado de uma cena de boate. Uma das figurantes no vídeo se apresentou para defender o diretor e as condições , enquanto outro continuou a falar para a imprensa que ela estava "em choque" por ter sido beijada pelo diretor.


“Megalopolis” é estrelado por Driver ao lado de Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia LaBeouf, Jon Voight, Laurence Fishburne, Chloe Fineman, Kathryn Hunter, Dustin Hoffman, DB Sweeney, Jason Schwartzman, Baily Ives, Grace Vanderwaal e James Remar.


Fonte: IndieWire

Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

0 comentário

Commentaires


bottom of page