top of page

Kobe Bryant | Do basquete ao Oscar e sua morte prematura

Kobe Bryant já havia causado um grande impacto em Hollywood como ala-armador e líder do time de esportes favorito da cidade, o Los Angeles Lakers. Mas a estrela do Lakers estava apenas começando, pois em abril de 2017, ele foi criador, roteirista, produtor e ator no curta de animação, ao lado da lenda da direção nas animações Disney, Glen Keane, em Dear Basketball, levando um Oscar na edição de 2018.


Bryant começou no Lakers com a camisa 8, usando este número por 9 anos.

Bryant morreu tragicamente neste último domingo, aos 41 anos, em um acidente de helicóptero que também matou a vida de sua filha de 13 anos, Gianna, e vinha se dedicando a sua carreira pós-NBA, se envolvendo em filmes, TV, curtas-metragens e até romances.


"Acho que existem inúmeras maneiras de alcançar um público, e o importante é garantir que tenhamos histórias e personagens atraentes que possam apoiar isso.", disse Kobe Bryant.

Um Pouco de sua História no Basquete


Aos seis anos, Bryant mudou-se com sua família para a Itália, quando o pai deixou a NBA para jogar na Europa. Ele recebeu influências fortes do basquete europeu; além disso, passou a falar italiano e espanhol fluentemente.


Em 1991, Bryant voltou aos Estados Unidos. Não precisou passar por uma grande universidade para chamar a atenção dos olheiros da NBA. Foi em Lower Merion, subúrbio da Filadélfia, que ele já começou a se destacar. No seu segundo ano de High School, Bryant foi treinado por seu próprio pai. Kobe declarou que se tivesse tentado ir para alguma faculdade, seria a Universidade Duke. No draft de 1996, foi escolhido pelo New Orleans Hornets e logo trocado, sem realizar nenhuma partida pelo mesmo, para o time californiano Los Angeles Lakers; e permanecendo no time de 1996 a 2016, onde por 8 anos jogou junto com Shaquille O'Neal e tornaram-se grandes amigos até o dia de sua morte.


A partir da temporada 2006-2007 ele passou a usar a camisa 24.

Nas temporadas regulares, Bryant foi 5 vezes campeão pelo Lakers, 5 vezes o Líder da Liga e foi o uma vez o MVP (Most Valuable Player - Jogador Mais Valioso) na temporada 2007-2008. Já nos playoffs (as rodadas finais da NBA) ele foi duas do o MVP (em 2009 e 2010).


Sua Indicação e Conquista no Oscar


Antes do curta animado Dear Basketball, que rendeu um Oscar a Bryant e Keane, em 2015 documentário de curta-metragem, intitulado Dear Basketball: The Legend of Kobe Bryant estreou em 2015, quando Bryant já havia anunciado que se aposentaria oficialmente em 2016. Esse documentário serviu, em parte, como uma inspiração para o curta animado que levou o Oscar em 2018.


Uma das imagens mais bonitas de "Dear Basketball".

Dear Basketball é um curta de seis minutos desenhado à mão com base em um poema que Bryant escreveu em novembro de 2015 e publicado no site Players' Tribune para anunciar sua aposentadoria do basquete. Keane, que deixou a Disney depois de 40 anos de carreira, incluiu em seus trabalhos o desenhos e a animações de personagens icônicos como Ariel em A Pequena Sereia, o gênio em Aladdin e a Fera em A Bela e a Fera, retrata Bryant, quando criança e como uma estrela da NBA, como a narração de Kobe explica o que o levou e o porquê era hora de terminar seus dias de jogador.


O amigo de Bryant, e igualmente icônico compositor de filmes John Williams, forneceu a música.


Segue o vídeo com o discurso de Bryant ao receber o Oscar em 2018:


"Nós, jogadores de basquete, devemos apenas calar a boca e driblar, mas estou feliz que fazemos um pouco mais que isso.", brincou Bryant em seu discurso.

Em seu discurso, ele agradeceu à Academia pela honra, ao seu amigo John Williams, pela parte musical do curta; a toda a equipe técnica e a sua esposa e filhas.


O Canal Bang deixa aqui seus pêsames à família e apoio a todos aqueles que o admiravam.


Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

0 comentário
bottom of page