top of page

Jogos Mortais X | Crítica sem Spoilers

É uma sensação estranha estar sentado diante de um filme Jogos Mortais mais uma vez, um retorno não apenas a uma franquia, mas a todo um subgênero que, em seu lançamento, era considerado uma pornografia de tortura. No entanto, ao passar por cima de tudo isso, não posso deixar de reconhecer que o primeiro filme da franquia, lançado em 2004, foi uma grande surpresa para o público, graças à sua trama simples, ao seu plot twist de explodir cabeças e ao boca a boca que fez do longa um dos filmes mais rentáveis da história.

Com inspirações evidentes de Seven: Os Sete Crimes Capitais, o clássico de David Fincher, e O Cubo de 1997, o filme de baixo orçamento, baseado em um curta criado por Leigh Whannell e James Wan, estabeleceu uma base sólida de fãs. Com todo o burburinho, a Lions Gate viu a oportunidade, e as sequências foram inevitáveis.


Após um bom segundo filme, todas as sequências seguintes são filmes esquecíveis, incluindo o horroroso (não no bom sentido) Jogos Mortais 3D, e até a sequência/spin-off Spiral com Chris Rock. A franquia parecia morta e enterrada. Isso é o que pensávamos.


Em meados de 2022, Jogos Mortais 10 ou X foi anunciado pela Lions Gate, marcando o retorno de Tobin Bell como o icônico 'assassino' Jigsaw, conhecido por deixar nas mãos de suas vítimas as chances de sua própria sobrevivência. O filme foi promovido como um retorno às origens, situando-se entre os eventos de Jogos Mortais e Jogos Mortais 2. A pergunta que fica é: eles conseguiram alcançar esse objetivo?

Segundo a sinopse oficial, "Jogos Mortais X, o décimo capítulo da famosa franquia, mostra John Kramer (Tobin Bell), o impiedoso assassino Jigsaw - criador dos sádicos jogos de sobrevivência - está muito doente e em busca de uma cura milagrosa. Ele decide, então, viajar para o México após ouvir falar de um inovador procedimento médico que, além de experimental, também é muito arriscado."

Jogos Mortais X tenta evitar a maioria dos atropelos e erros dos filmes anteriores, e em alguns momentos conseguem sim lembrar os longas do início da franquia, desde da paleta de cores, efeitos vertiginosos de câmera e a trilha marcante, porém algumas "armadilhas" narrativas são quase impossíveis de evitar.


O filme tem um primeiro e segundo ato consistente, todo o arco da busca pela cura milagrosa é bem engajante, temos mais John Kramer em tela do que em todos os filmes que antecederam juntos, e o ator Tobin Bell é a melhor coisa de todo o filme. Os roteiristas Josh Stolberg e Pete Goldfinger sabiam disso e usaram e abusaram do tempo de tela com Bell.

Como mencionei antes, alguns itens do checklist precisavam ser marcados para que o filme permanecesse fiel ao estilo Jogos Mortais. Para mim, o terceiro ato é onde tudo o que foi construído desmorona. A maneira como Kramer planeja sua vingança e como ela é executada parece ser jogada em nossas caras e explicada por flashbacks rasos. A parte que todos os fãs da série esperavam pacientemente finalmente chega, mas estamos mais uma vez vendo mais do mesmo que as sequências anteriores apresentaram. Apesar de uma melhoria na abordagem de Jigsaw e de suas armadilhas mais elaboradas e sangrentas, elas não surpreendem. Não pude deixar de sentir uma certa decepção com o desenvolvimento da trama, especialmente porque estava completamente envolvido até metade do filme.

Mas e o plot twist? Afinal, estamos falando de Jogos Mortais, certo? Sim, está lá, porém acontece da forma mais frustrante possível. E as referências dos filmes 1 e 2? Nenhuma. Passei quase 2 horas de filme em busca de algum pequeno Easter Egg, e o único que encontrei foi o local icônico da franquia em uma cena pós-créditos bastante apática.

Mesmo com esse desfecho insatisfatório, Jogos Mortais X ainda se destaca como o melhor filme da franquia desde Jogos Mortais 2. Como mencionei anteriormente, John Kramer/Jigsaw é a melhor parte do filme. Aprecio como todos os personagens, tanto os principais quanto o elenco de apoio, são bem desenvolvidos, dentro dos padrões da franquia, e suas motivações são compreensíveis em alguns pontos.


Se você, assim como eu, é fã do primeiro filme, vá ao cinema sem grandes expectativas. No entanto, se você é fã da franquia como um todo, aprecia as armadilhas elaboradas, a violência gratuita, as mortes extremamente gráficas e o gore em todo seu esplendor, esse filme é definitivamente para você.


Jogos Mortais X já está em cartaz nos cinemas brasileiros.


Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube! Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal

0 comentário
bottom of page