top of page

Jeremy Tardy revela que saiu de ‘Cara Gente Branca’ por conta de discriminação racial

O ator Jeremy Tardy anunciou sua saída de Cara Gente Branca.



Tardy, que interpreta o personagem de Rashid Bakr na série de comédia / drama do criador Justin Simien, postou um comunicado em suas redes sociais na sexta-feira com a notícia de sua saída e a acusação de discriminação racial contra a Lionsgate. O ator afirmou que a produtora havia recusado uma contraproposta de sua equipe para negociar seu salário, mas que um colega de elenco branco havia recebido a mesma proposta e conseguido negociá-la.


Confira o comunicado (clique aqui para ver o post original):



"Infelizmente, não irei me juntar ao 'Cara Gente Branca' da NETFLIX em sua quarta e última temporada devido à minha experiência com a Lionsgate e suas práticas de discriminação racial.


Depois de receber a oferta para retornar em vários episódios, minha equipe foi notificada de que nossa contra-oferta não seria considerada e que a oferta inicial era a 'melhor e final'. Esta notícia foi perturbadora porque um dos meus colegas brancos - sendo um verdadeiro aliado - revelou que eles também tinham recebido a mesma oferta inicial e tinham negociado com sucesso uma contra-oferta. Minha equipe expressou essa questão à Lionsgate e os produtores mantiveram sua posição de que o ator branco podia negociar, enquanto eu, não —independente dos meus créditos e experiência.


Com essas informações, seis membros recorrentes do elenco, junto comigo, se uniram na segunda-feira, 30 de agosto para negar as ofertas iniciais da Lionsgate.


Nossa posição era nos movermos poderosamente como uma unidade no processo de negociação e, mais importante, nos posicionar no princípio de que não se trata apenas de uma questão monetária. Todos nós estávamos cientes das notórias disparidades salariais entre pessoas de cor e nossos colegas brancos na Netflix e nos programas da Lionsgate; então, isso tornou isso flagrantemente óbvio. No entanto, nosso poder de negociação coletiva foi prejudicado com ofertas paralelas e falta de transparência. Essas táticas levaram alguns indivíduos a fechar contratos antes que o grupo coletivo recebesse um processo de negociação justo e equitativo.


Essas empresas divulgaram recentemente declarações e até doações em apoio ao movimento Black Lives Matter. Estou chamando suas vergonhosas práticas de discriminação e desigualdade racial em relação à forma como historicamente subestimaram e rebaixaram as pessoas de cor. Ser politicamente correto da boca pra fora com gestos simbólicos não os absolve da responsabilidade diária de fazer negócios de maneira justa e equitativa.


O fato de isso ter ocorrido nos bastidores de um programa que pretende abordar questões sistêmicas de racismo e discriminação mostra a própria síntese da hipocrisia.


Lionsgate. Netflix. Estou de olho em vocês. Nós estamos de olho em vocês.”



Em uma declaração obtida pelo The Hollywood Reporter, um porta-voz da Lionsgate escreveu: "Esta foi uma negociação puramente financeira em relação aos termos do acordo. A Lionsgate está comprometida com o tratamento igual para todos os talentos, independentemente de raça, sexo, idade ou orientação sexual. Estamos muito orgulhosos de Cara Gente Branca e seu lugar no debate nacional sobre igualdade racial e justiça social e estamos ansiosos para iniciar a produção em sua 4ª temporada."

Cara Gente Branca, baseado no filme homônimo de Simien de 2014, enfoca as tensões raciais em uma faculdade da Ivy League. A série foi renovada em outubro do ano passado para sua quarta e última temporada.




Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

0 comentário
bottom of page