top of page

HBO MAX I M. Night Shyamalan critica o plano de lançamento de streaming da Warner Bros para 2021

O diretor de O Sexto Sentido e Corpo Fechado chama plano de lançamento simultâneo em streaming e cinemas de decisão corporativa ridícula.




O cineasta M. Night Shyamalan comentou sobre a Warner Bros. e seu plano de lançamento de streaming para 2021, qualificando-o como uma decisão corporativa ridícula. Shyamalan é mais conhecido por seu grande sucesso de 1999, O Sexto Sentido, que o destacou na indústria como diretor de suspense, porém controvertido, diante da inconsistência de sua produção, variando do ótimo Corpo Fechado aos terríveis A Dama na Água, Fim dos Tempos e Vidro. Mais recentemente ele encontrou relativo sucesso no mercado de streaming com a série de terror Servant, cuja segunda temporada tem estreia nesta sexta-feira, 15 de janeiro, no Apple TV+.


Com a terceira temporada já garantida do projeto, Shyamalan também está trabalhando em um novo filme, Old, uma adaptação de quadrinhos de origem francesa. O filme está sendo produzido pela Universal, o que é bom, já que Shyamalan não é fã do atual plano de lançamento do estúdio rival Warner Bros.


Anunciado aos quatro ventos no final de 2020, o serviço de streaming da WB deverá receber no mesmo dia em que forem lançados para as salas de cinema todos os 17 principais filmes de 2021 do estúdio, incluindo blockbusters como Duna, Esquadrão Suicida e o quarto longa da série Matrix. E Shyamalan se juntou com o coro de cineastas que estão em pé de guerra com a decisão.


Falando ao site Fandom antes do lançamento da 2ª temporada de Servant, Shyamalan foi questionado sobre o que ele acha do plano da WB, e ele não se conteve. O diretor chamou de "ridículo", principalmente porque os colegas não foram consultados. Ele acrescentou que "se sentia mal" pelos diretores envolvidos e diz que não acha que o plano para o mesmo dia seja "a resposta". Concluiu dizendo que sente que não importa quanto tempo leve, a experiência das salas de exibição voltará e que há uma maneira de os cinemas prosperarem junto com o streaming sem ter que "um canibalize o outro”.


"Você só precisa adivinhar qual é minha reação a isso. Não apoio em absoluto. E, especialmente, sem falar com os cineastas. Ridículo. [Estou] obviamente voltado para a corporação e me sinto mal por todos os meus colegas que descobriram dessa forma e estão lidando com isso agora. Essa não é a resposta. Essa não é a resposta, certamente não é a resposta, e espero sinceramente que todos voltemos aos cinemas em breve. Três meses, quatro meses, cinco meses, seja o que for. E que ambos possam coexistir; que tenhamos entretenimento de alta qualidade em casa e entretenimento de alta qualidade quando quisermos sair. Não há necessidade de um canibalizar o outro."

Os pensamentos de Shyamalan ecoam os comentários de seus colegas cineastas, com Christopher Nolan e o diretor de Duna, Denis Villeneuve, também criticando a decisão. Apesar da WB dizer que o plano é apenas para 2021, muitos diretores temem que a decisão tenha sido o primeiro passo do estúdio para encerrar a janela de lançamento tradicional, algo que muitos disseram que acabaria com a magia da experiência do filme de sucesso. Shyamalan acrescenta que a WB essencialmente desrespeitou os cineastas ao não envolvê-los na decisão. Muitos, incluindo Villeneuve, só souberam do novo plano de seu filme por meio do anúncio público.


Infelizmente, para os diretores que criticaram a decisão, há poucas chances de eles conseguirem mudar os planos da Warner Bros. O que eles poderão fazer é se recusar a trabalhar para o estúdio, deixando-o para contratar diretores com menos prestígio ou experiência. No final, porém, a pandemia parece ter apenas acelerado um processo que parecia inevitável. O problema é que o estúdio poderia ter lidado um pouco melhor com seu plano.


E agora? Será que com o apoio de Shyamalan ao grupo de renomados diretores contra a estranha decisão da Warner Bros. a situação sofrerá algum plot twist? Pelo bem do cinema, esperamos que sim. Não deixe de acompanhar os desdobramentos da guerra entre o streaming e as salas de exibição aqui no Canal Bang! e continue seguindo a cobertura da cultura pop em nossas redes sociais.


Fonte: Screen Rant.



Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!


0 comentário
bottom of page