top of page

George RR Martin diz que adaptações para TV nunca são melhores que o livro

George RR Martin, cujos romances “As Crônicas de Gelo e Fogo” foram transformados no sucesso em “Game of Thrones” da HBO, não gosta da forma como quase todas as adaptações literárias aparecem na tela.


"Hollywood piorou no que diz respeito a honrar o material original", disse Martin.

Para onde quer que você olhe, há mais roteiristas e produtores ansiosos para pegar grandes histórias e 'torná-las suas'”, escreveu Martin em um post em seu blog. “Não parece importar se o material original foi escrito por Stan Lee, Charles Dickens, Ian Fleming, Roald Dahl, Ursula K. Le Guin, JRR Tolkien, Mark Twain, Raymond Chandler, Jane Austen ou… bem, qualquer pessoa. Não importa quão importante seja o escritor, não importa quão grande seja o livro, sempre parece haver alguém por perto que pensa que pode fazer melhor, ansioso para pegar a história e ‘melhorá-la’.”


Martin zombou do que os criadores da indústria lhe disseram sobre as adaptações: “'O livro é o livro, o filme é o filme', eles dirão, como se estivessem dizendo algo profundo. Então eles fazem a história deles. Eles nunca melhoram as coisas, no entanto. Novecentas e noventa e nove vezes em mil, eles pioram a situação.”


Felizmente, ele encontrou a única exceção.

Martin escreveu que “de vez em quando conseguimos uma adaptação muito boa de um livro realmente bom”, como na série FX (para Hulu) “Shōgun”.

“Estou feliz que eles tenham feito isso, no entanto. O novo 'Shogun' é excelente”, escreveu Martin. “Melhor do que a versão de Chamberlain, você pergunta? Hum, não sei. Não assisti a minissérie de 1980 desde, bem, 1980. Essa também foi ótima.”


Martin já havia dito que estava “fora do circuito” durante as temporadas finais da série de sucesso da HBO “Game of Thrones”, com os produtores DB Weiss e David Benioff. Martin já havia prestado consultoria sobre roteiros e elenco para as primeiras quatro temporadas da série.


“Nas temporadas 5 e 6, e certamente 7 e 8, eu estava praticamente fora do circuito”, disse Martin ao The New York Times.


Ele também deu a entender em um blog na época que sua escrita estava “me afastando cada vez mais da série de televisão” e que os finais dos personagens não corresponderiam aos da série. Os últimos livros da série (“Os Ventos do Inverno” e “Um Sonho de Primavera”) oferecerão um  final “muito diferente”  para a franquia “As Crônicas de Gelo e Fogo” em comparação com a série.


Fonte: IndieWire

Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

0 comentário

Comentarios


bottom of page