top of page

Gainax | Estúdio de Evangelion declara falência



O estúdio Gainax é uma empresa que já produziu diversos animes famosos no mundo todo e, com certeza, estão nas listas dos mais bem avaliados pela comunidade otaku, sendo dois deles Tengen Toppa Gurren Lagann e Neon Genesis Evangelion. Certamente, marcou gerações ao longo dos anos com esses animes citados e muitos outros, porém, nem tudo que é bom dura para sempre. Leia a seguir a declaração feita pelo estúdio em carta aberta ao público.


A empresa confirmou que entrou com pedido de falência para a Corte do Distrito de Tóquio em 29 de Maio, um pouco antes do aniversário de 40 anos do estúdio, de maneira que informaram, hoje, que a situação da instituição piorou em 2012. Isto se deve a vários fatores, como: gerenciamento de um restaurante que não atendeu às projeções planejadas; a má administração de uma companhia de efeitos visuais, que geraram grandes empréstimos e falta de pagamento; além também da condução da companhia como se tivesse se tornado propriedade pessoal dos executivos e gestão.


Por conta disso, grandes dívidas surgiram nos últimos anos, a Gainax foi expulsa dos comitês de produção pela falta de pagamento de royalties, além de sofrer processos por conta dos empréstimos. Outro fator curioso para a falência é que muitas filiais do estúdio foram estabelecidas em áreas rurais, de modo que muitas pessoas foram demitidas e isso diminuiu a quantidade de produção de animes. Anos mais tarde, em 2018, o diretor da empresa, que estava no comando desde 1992, passou o comando para alguém sem conhecimento de produção de vídeo, além de viver um escândalo no ano seguinte, onde este novo diretor foi preso por abusar sexualmente uma menor de idade logo após assumir o cargo de CEO.


Em uma tentativa de limpar a imagem, a Gainax reformulou sua equipe em 2020 e fechou parceria com a Color Co., Ltd. e outras instituições, porém se viu diante de várias dívidas, bem como a transferência ilegal de materiais e produção sem a permissão dos verdadeiros detentores dos direitos. Por mais que estivessem tentando retomar o controle, o estúdio recebeu uma ação judicial cobrando as dívidas, o que deixou a companhia de mãos atadas e sem outra opção senão declarar a falência.


Por fim, Yasuhiro Kamimura, o atual CEO do empresa, agradeceu os fãs por acompanharem as produções nos últimos 40 anos, bem como expressou gratidão aos diretores recém-contratados que tentaram diversas soluções nos últimos anos, ainda que não estivessem sendo bem remunerados. Ele também agradeceu a Color Co., Ltd. que, intensivamente, buscou alternativas para salvar a Gainax da falência e ajudou a instituição nas questões de transferência de propriedade intelectual.


Fonte: Site oficial da Gainax



Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

0 comentário

Kommentit


bottom of page