top of page

Football Manager | Porque o jogo de gerenciamento de futebol não pode ser vendido no Brasil? Explicamos!

  • Arthur Pessoa
  • 4 de jul.
  • 3 min de leitura

Além do sucesso dos jogos convencionais de futebol, como FIFA, hoje rebatizado como EA Sports FC, e PES, hoje conhecido como eFootball, outro nicho de games do esporte bretão é queridinho da comunidade, os jogos de Manager, gênero que coloca o jogador na área técnica dos estádios, assumindo o controle como treinador e gestor de clubes de futebol reais ou fictícios.


Nomes como Elifoot, Brasfoot e o mais novo Makefoot, aquecem a comunidade dos jogos no Brasil, mas um em específico faz falta há oito anos, mas por conta de fatores burocráticos, foi impedido de ser comercializado em terras tupiniquins. "Football Manager", desenvolvido pela Sports Interactive e publicado pela SEGA, não é vendido no Brasil desde 2017 e causa desânimo nos fãs.

O motivo real dessa impedição é o licenciamento. Como já trouxemos em matéria sobre o EA FC recentemente, a Lei Pelé (Lei nº. 9.615/98), que regula o esporte no Brasil, trata os direitos de imagens dos clubes e jogadores do futebol brasileiro como individuais, e as desenvolvedoras precisam entrar em negociação de um por um.


Com isso, a Confederação Brasileira de Futebol só pode liberar em parceria, o uso da identidade visual, troféu e bola oficiais da competição. Além do mais, a CBF também não é afiliada da Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol (FIFpro), que funciona como um sindicato dos atletas e intermedia as conversas e negociações com os estúdios, o que dificulta mais a entrada dos clubes e atletas na franquia.


Interações entre profissionais da bola e o FM


Abel Ferreira, técnico multicampeão pelo Palmeiras (Foto: Reprodução / TV Palmeiras Sportingbet)
Abel Ferreira, técnico multicampeão pelo Palmeiras (Foto: Reprodução / TV Palmeiras Sportingbet)

O sucesso de Football Manager é tão grande mundo afora, que alguns profissionais do 'esporte bretão' são fãs e até foram descobertos através do jogo. Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, é um grande fã da franquia. Em entrevista ao portal esportivo OneFootball, o português falou sobre a paixão do jogo e revelou o time que gostava de jogar quando conheceu o 'FM'.


"Quando era jogador de futebol, nos meus primeiros anos, não gostava de treinar equipes de topo. Todos os meus colegas eram campeões, mas a realidade não é assim. Posso ser campeão ao meu nível: treinar o Penafiel (time da segunda divisão de Portugal) e não descer de divisão, por exemplo. Aí já estou atingindo o meu objetivo. Era assim que eu via esse jogo. Treinava muito o Penafiel. Tentar subir para a primeira divisão, com uma das equipas mais antigas da segunda liga. Não consegui muitas vezes, confesso, mas era uma forma de passar o tempo" - detalhou Abel.

Roberto Firmino em 2019, após conquista do Mundial de Clubes da FIFA, sobre o Flamengo (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)
Roberto Firmino em 2019, após conquista do Mundial de Clubes da FIFA, sobre o Flamengo (Foto: Giuseppe Cacace/AFP)

Roberto Firmino, alagoano e atleta do Al-Ahli Saudi, ainda quando jogador do Figueirense, chegou ao Hoffenheim, da Alemanha, após avaliação feita por olheiro dentro do game. Lutz Pfannenstiel, ex-goleiro e olheiro do clube germânico na época da chegada do brasileiro, revelou em entrevista ao "TalkSport", que arriscou tudo ao contratar, por 4 mlhões de euros, um jogador de 18 anos, que foi avaliado por ele, junto a companheiros de trabalho, através do Football Manager.


Este jogador, seria o atacante brasileiro, que após se destacar na Alemanha, chegou ao Liverpool e dobrou ainda mais seu bom futebol, vencendo sete títulos: uma Premier League, uma Carabao Cup, uma FA Cup, uma Supercopa da Inglaterra, uma UEFA Champions League, uma Supercopa da UEFA, e o maior título da passagem pelos Reds, o Mundial de Clubes da FIFA de 2019, sobre o Flamengo, jogo em que ele mesmo marcou o gol que deu ao Liverpool, seu primeiro título intercontinental.


Os jogadores Christian Eriksen, ex-Tottenham, Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, César Azpilicueta, ex-Chelsea, Paul Pogba, do Monaco, e o brasileiro Felipe Melo, ex-Fluminense, são outras celebridades da bola que tem paixão pelo game e já demonstraram esse afeto através de posts nas redes sociais e menções em entrevistas.



Como acessar o game?


Para poder ter acesso ao jogo, hoje, os jogadores precisam alterar região em seus computadores e consoles, o que demanda muita complicação até conseguir abrir o jogo e, de fato, se divertir. Tendo o interesse desse acesso, o jogo pode ser encontrado na Epic Games Store, clicando aqui.


O último "Football Manager" lançado, foi a edição de 2024. O jogo do ano de 2025, foi cancelado por conta de problemas durante o desenvolvimento. Segundo a Sports Interactive, a desistência do lançamento aconteceu por "não conseguir alcançar o que planejavam em áreas suficientes do jogo".


Escrito por: Arthur Pessoa


Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Comments


PARCEIROS

img cinema cinesystem
tela2Parceria_edited
tatuariaAlagoana.png
home vr logo
DTel_edited.png
ik3d_edited.png

2025 - Bang Company © - Todos os direitos reservados

  • YouTube - Canal Bang
  • Facebook - Canal Bang
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Canal Bang
bottom of page