No #tbt dessa semana trago para vocês um filme, icônico, estiloso, que mostra o lado não glamouroso da moda. O Diabo Veste Prada, chegava os cinemas a quase 20 anos, causando polêmicas desde sua produção até o momento de sua exibição, por retratar de maneira caricata um dos nomes mais relevantes da industria da moda. Com a direção de David Frankel e roteiro de Aline Brosh McKenna, a obra se tornou um marco para gênero. Principalmente pela atuação incrível de Anne Hathaway e da consagradíssima Meryl Streep.
Poster do filme
Trailer:
Sinopse:
A recém-formada Andy tem grandes sonhos e vai trabalhar na conceituada revista de moda "Runway". A sua função é ser assistente da diabólica Miranda Priestly. Andy não se sente bem no ambiente tenso da redação e questiona sua habilidade em continuar trabalhando com Miranda.
Com uma duração de 109 minutos, o filme teve o orçamento de 35 milhões USD, e arrecadou uma bilheteria mundial de 326,7 milhões USD. O Diabo veste Prada foi um sucesso absoluto. Por seu feito nas telonas o filme foi indicado ao Oscar nas categorias de Melhor atriz, Melhor Figurino, ao Globo de Ouro de Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Atriz em Comédia ou Musical, entre outros prêmios.
Algumas curiosidades:
Os executivos da 20th Century Studios estavam bastante confiantes no conceito de O Diabo Veste Prada. O estúdio comprou os direitos de seu material original, o romance de Lauren Weisberger, em 2003, antes mesmo dele ter sido concluído. A então vice-presidente executiva, Carla Hacken, ficou tão impressionada com o manuscrito das primeiras 100 páginas que instantaneamente deu um sinal verde para uma adaptação.
Filmado em Nova York e Paris, O Diabo Veste Prada levou apenas 57 dias para concluir suas filmagens. Apesar parecer um tempo longo, a indústria cinematográfica na verdade considera essa média de tempo muito baixa, uma vez que muitas produções podem levar mais de 3 meses para encerrar as gravações.
A Estúdio queria Rachel McAdams no papel de Andy, a atriz de Meninas Malvadas recusou o convite porque queria dar um tempo de filmes mainstream. Anne Hathaway, por sua vez, ficou louca pelo papel desde a primeira leitura do script.
Durante a produção do filme, um pouco antes dos atores entrarem em cena, Meryl Streep realizou algumas mudanças em sua personagem. Miranda Priestly seria uma chefe explosiva que gritaria com todos os seus funcionários. No entanto, a atriz decidiu adotar um tom de voz baixo e uma feição de desprezo para o seu papel.
Como os produtores não são bobos nem nada, convidaram a maior modelo do mundo, nossa Gisele Bündchen, para uma participação especial. Ela topou, desde que não interpretasse uma modelo. Apareceu como uma funcionária da revista fictícia Runway, amiga de Emily.
Não é de se admirar que muitos acreditem que O Diabo Veste Prada é mais um filme biográfico do que uma ficção. Afinal, Weisberger, a autora do livro, costumava ser assistente pessoal de Anna Wintour. E de acordo com relatos, várias casas de moda ficaram com tanto medo de perturbar a poderosa editora da Vogue que se recusaram a ter qualquer coisa a ver com o longa-metragem. Wintour, no entanto, parece ter levado tudo numa boa. Ela até apareceu na estreia, usando Prada, é claro, onde expressou sua aprovação. “Qualquer coisa que torne a moda divertida, glamorosa e interessante é maravilhosa para a nossa indústria”, disse Wintour à ABC News.
Patricia Field foi a estilista responsável pelo figurino de todo o filme. Apesar de ter recebido um "baixo" orçamento da produção para a compra das peças, ela movimentou todos os seus contatos e conseguiu a doação de roupas de grandes grifes da indústria da moda. De acordo com as informações divulgadas por Field, a soma total das peças compradas e doadas passavam de US$ 1 milhão em 2006.
Um dos livros cenográficos usados como o manuscrito de “Harry Potter e as Relíquias da Morte” que Andy consegue para Miranda foi leiloado por US$ 586. O dinheiro foi doado para a ONG Dress for Sucess.
Emily Blunt não tinha a intenção de realizar o teste para o filme. Todavia, isso acabou acontecendo devido a atriz ter perdido um voo e precisar ficar um pouco mais de tempo no estúdio. Mesmo estando apenas de calça jeans e um chinelo de dedo, Blunt conseguiu se destacar e ficar com o papel de Emily Charlton.
Miranda não veste Prada em nenhum momento do filme, além disso Streep desempenhou um papel fundamental no visual do personagem. Foi Streep quem insistiu em tingir o cabelo de um branco impressionante em homenagem a Carmen Dell'Orefice, a supermodelo de Nova York que se tornou uma das favoritas da Vogue no pós-guerra.
Ao longo do filme, dezenas de estilistas são mencionados, mas só um aparece: Valentino, que inclusive desenhou o vestido preto usado por Miranda no evento em que ele é convidado especial.
O filme está atualmente disponível na STAR+.
Fiquem ligados pois todas as quintas-feiras teremos um #Tbt novo para vocês!
Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube! Twitter:@realcanalbang
Instagram:@canalbangoriginal
Facebook:http://facebook.com/canalbangoriginal PodCast:http://canalbang.podomatic.com
Comments