top of page

Era Uma Vez em... Hollywood | Quentin Tarantino defende o retrato "arrogante" de Bruce Lee

Quentin Tarantino respondeu às críticas do retrato “arrogante” de Bruce Lee em seu último filme Era Uma Vez em... Hollywood, alegando que não é tão impreciso.


"Bruce Lee era um tipo arrogante", disse Tarantino em um recente encontro de imprensa em Moscou. O filme mostra Lee (interpretado por Mike Moh) dando voltas em torno do set de O Besouro Verde, denegrindo o boxeador Muhammad Ali e escolhendo uma briga de rua com o dublê do mesmo naipe, Cliff Booth (Brad Pitt).


Cena em que Cliff Booth (Brad Pitt) e Bruce Lee (Mike Moh) brigam no set.
“Do jeito que ele estava falando, eu não fiz muito disso. Eu o ouvi dizer coisas assim, nesse sentido. Se as pessoas estão dizendo: 'Bem, ele nunca disse que poderia bater em Muhammad Ali', bem, sim, ele disse. Ele não apenas disse isso, mas sua esposa, Linda Lee, disse isso em sua primeira biografia, que eu já li. Ela absolutamente disse isso”, Tarantino completa.

Dan Inosanto e Bruce Lee na década de 70.

A filha de Bruce Lee, Shannon Lee, e seu protegido e parceiro de treinamento, Dan Inosanto, transmitiram suas queixas com a cena para ao Variety em julho. Inosanto disse:


“Ele nunca foi, na minha opinião, arrogante. Talvez ele estivesse convencido de suas artes marciais porque tinha muita certeza de si mesmo. Ele estava no mundo à frente de todos os outros. Mas em um set, ele não vai se mostrar. Bruce Lee nunca teria dito nada depreciativo sobre Muhammad Ali porque ele adorava o chão que Muhammad Ali caminhava ”.

Shannon Lee em um evento que homenageou sei pai, Bruce Lee.

Shannon disse ao Variety:


"Ele foi continuamente marginalizado e tratado como uma espécie de incômodo de um ser humano pela Hollywood branca, que é como ele é tratado no filme por Quentin Tarantino."

Quentin Tarantino na premier do seu filme.

Críticos, incluindo a Inosanto, se ressentiram com a representação da cena de um dublê do ator em Operação Dragão, onde ele leva um chute de Lee e é jogando sobre carro. Tarantino também defendeu essa cena.


“Cliff poderia espancar Bruce Lee? Brad não seria capaz de bater em Bruce Lee, mas Cliff talvez pudesse”, disse Tarantino. “Se você me fizer a pergunta: 'Quem venceria em uma briga: Bruce Lee ou Drácula?' É a mesma pergunta. É um personagem fictício. Se eu disser que o Cliff pode derrotar o Bruce Lee, ele é um personagem fictício para poder derrotar o Bruce Lee. A realidade da situação é esta: Cliff é um Boina Verde. Ele matou muitos homens na Segunda Guerra Mundial em combate corpo-a-corpo. O que Bruce Lee está falando é que ele admira os guerreiros. Ele admira o combate e o boxe é uma aproximação do combate como esporte. Cliff não faz parte do esporte que é como o combate, ele é um guerreiro. Ele é uma pessoa de combate.", diz Tarantino.

E então o diretor conclui:


“Se Cliff estivesse lutando contra Bruce Lee em um torneio de artes marciais no Madison Square Garden, Bruce iria matá-lo. Mas se Cliff e Bruce estivessem lutando nas selvas das Filipinas em uma luta corpo-a-corpo, Cliff o mataria.”

Montagem clássica de Mohamed Ali e Bruce Lee se enfrentando. E aí, quem venceria?

O filme estreia essa semana, 15 de agosto, aqui no Brasil.


Nota especial do autor desta matéria:


Como fã de Bruce Lee e leitor de muito conteúdo sobre o artista, ele tem momentos em que parece ser arrogante. Mas por outro lado, penso que ele acabava transmitindo isso por ser muito exigente e querer sempre ir além. Porém, muitos atores e pessoas das equipes de filmagens relatam que ele era muito gente boa, mas que, quando as coisas estavam dando errado, geralmente por falta de compromisso da equipe, ele se tornava muito explosivo.


No livro The Making of Enter the Dragon, escrito pelo diretor do filme Operação Dragão, Robert Clause, é dito que o próprio Bruce Lee reconheceu que perderia para Ali; chegando até a ficar de frente a um espelho e imaginar os golpes de Ali vindo e tentando revidar, chegando a conclusão de que não venceria.


Vou deixar um vídeo bem interessante onde Jackie Chan, que foi dublê em Operação Dragão; e contracenou diretamente com Lee, fala um pouco sobre ele:


E só uma observação: Jackie Chan é muito engraçado.


Por: Marcelo Neves


Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

0 comentário
bottom of page