top of page

eFootball | Você sabia que o título da Konami colocou um árbitro na capa do jogo? O Bang te conta!

  • Foto do escritor: Arthur Pessoa
    Arthur Pessoa
  • há 12 minutos
  • 3 min de leitura

É de conhecimento de todo fã de futebol digital, que os games tradicionais do esporte trazem os maiores craques nas capas de suas versões digitais e físicas. Tanto para as versões básicas, como também, nas versões especiais. Atualmente, no eFootball, da Konami, os destaques são o espanhol Lamine Yamal e o argentino Lionel Messi. Já no EA Sports FC, da Electronic Arts, Jamal Musiala e Jude Bellingham figuram na capa da versão básica do game e Zlatan Ibrahimovic na versão Ultimate.


Porém, no início dos anos 2000, foi um pouco diferente. Com o "futebol raiz" explodindo em todos os estádios do mundo e jogadores como: Eric Cantona, Gennaro Gattuso, Marco Materazzi, Vinnie Jones e outros que arrastavam adversários com mais força que o comum em divididas e carrinhos, a arbitragem começou a aparecer cada vez mais nos holofotes e ganhar espaço, até que um deles, tomou a maior proporção e chegou junto também no mundo dos jogos eletrônicos.



Natural de Bolonha, na Itália, Pierluigi Collina era um profissional diferenciado em sua forma de comandar os jogos através do apito. O careca de olhos arregalados e presença forte ao confrontar os jogadores mais carrancudos sempre teve um comportamento rígido e firme, que impunha respeito até nos mais marrentos do futebol.


Isso começou a colocar o profissional na primeira prateleira do futebol, atuando nas principais partidas decisivas, e deu a ele o maior número de premiações da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) como melhor árbitro do mundo. Ele ganhou representatividade maior em 2002, quando apitou a grande final da Copa do Mundo de 2002, jogo que coroou a Seleção Brasileira como Pentacampeã Mundial. A partir dali, Collina começaria também a ser notado pela indústria de games.


Collina adverte Ronaldo e Ramelow durante a final da Copa do Mundo de 2002.
Collina adverte Ronaldo e Ramelow durante a final da Copa do Mundo de 2002.

Um ano depois do penta, o reconhecimento foi posto à prova. A Konami, que travava uma guerra contra a Electronic Arts, com a batalha entre Pro Evolution Soccer (PES) e FIFA, para saber quem teria mais jogadores ao final de cada ano, decidiu inovar e tirar a mesmice de cena, com jogadores de destaque como capa de seu principal produto. No lançamento do Pro Evolution Soccer 3, em agosto de 2003, a surpresa: Pierluigi Collina chegava como figura presente na capa do jogo, diferente dos jogadores genéricos de costume.


Em 2004, o árbitro voltou a aparecer na capa do jogo seguinte, mas dessa vez, apareceu ao lado de outros dois jogadores lendários do esporte: Thierry Henry, que na época atuava pelo Arsenal e Francesco Totti, ídolo máximo da Roma, que estrearam como os primeiros jogadores a aparecerem na capa da franquia Pro Evolution Soccer.



Naquela época, não existiam jogos de futebol com tantas edições "Ultimate", que apareceram com o avanço da tecnologia e a chegada dos modos Online. Com isso, Collina ganhou destaque sozinho em 2003, na única edição vendida no mundo inteiro, e ficou ainda mais conhecido pela grande maioria de jogadores que preferiam o PES ao título da canadense EA Sports.


Vale lembrar que ele continua sendo o primeiro e único árbitro a aparecer na capa de um game de futebol segundo o Guinness World Records e em janeiro de 2010, o agora ex-árbitro, recebeu da IFFHS a premiação de melhor árbitro de todos os tempos.



Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Comentários


PARCEIROS

img cinema cinesystem
tela2Parceria_edited
tatuariaAlagoana.png
home vr logo
DTel_edited.png
ik3d_edited.png

2026 - Bang Company © - Todos os direitos reservados

  • YouTube - Canal Bang
  • Facebook - Canal Bang
  • Instagram - Grey Circle
  • Twitter - Canal Bang
bottom of page