top of page

Duna | Supervisores de efeitos visuais foram premiados por sequência no Visual Effects Society

A sequência do filme do ataque a Arrakeen foi homenageada no Visual Effects Society Awards, um dos quatro prêmios que o filme ganhou no evento de 8 de março.


O épico Duna de Denis Villeneuve foi o grande vencedor em 8 de março no Visual Effects Society Awards, com o selo da Legendary/Warner Bros.

Levaram melhor iluminação (pelo ataque a Arrakeen) e pelo excelente VFX em um recurso chamado foto real, ganhando o principal prêmio da noite.


O ataque massivo do filme a Arrakeen – a capital e maior cidade do árido planeta desértico Arrakis – foi criado com uma combinação de efeitos práticos e digitais, com o último finalizado nas instalações em Montreal e Vancouver do estúdio VFX líder DNEG.

A equipe de Montreal, liderada pelo supervisor de efeitos visuais Brian Connor, construiu uma porta espacial digital em Arrakeen; Os artistas de Vancouver foram encarregados de simular sua destruição.


A Casa Atreides chega a Arrakeen

Elementos de ação ao vivo, incluindo cenas de Gurney (Josh Brolin), extras e explosões práticas, foram filmados em um armazém em Budapeste, Hungria. “O departamento de efeitos especiais acionou pirotecnia cronometrada quando os soldados estavam correndo, que foi filmada junto com a neblina atmosférica. Foi muito bom ter as explosões práticas porque tínhamos algo para combinar [as explosões digitais adicionais]”, explica Myles. Acrescentando que era fundamental acertar a escala das explosões. “Você não pode simplesmente escalar uma explosão [digitalmente], porque começa a parecer uma miniatura.”



Com composição delicada, o resultado final combina elementos de ação ao vivo com extras e explosões de CG, naves digitais e simulações ambientais e atmosféricas. “Para close-ups quando a aeronave pousar mais perto de Gurney, montamos um equipamento para que tivesse luzes práticas brilhando através do nevoeiro de efeitos especiais, que poderíamos misturar na cena com nossas versões digitais”, diz Myles.

“A parte mais desafiadora foi tentar fazer com que o efeito de escudo funcionasse nas naves quando as bombas de floco de neve caíssem”, que foi simulado em CG, acrescenta.


“Tivemos uma cena [na qual] a bomba é lançada de órbita. Na verdade, ele gira para diminuir a velocidade à medida que se aproxima do escudo para permitir que ele atravesse o escudo, penetre o escudo na nave, exploda a nave e, em seguida, derrube o escudo. E tem um momento em que aquela bomba entra na nave, explode a nave por dentro. … [Tivemos] algumas dores de cabeça tentando fazer funcionar, mas acho que no final valeu a pena.”




Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal

bottom of page