Caso 'Rust' de Alec Baldwin é anulado devido a ocultação de provas
- Bruno Almeida
- 12 de jul. de 2024
- 4 min de leitura

SANTA FÉ, Novo México — O caso de homicídio culposo contra Alec Baldwin foi arquivado após o juiz criticar os promotores por não entregarem um lote de balas à defesa.
A juíza Mary Marlowe Sommer rejeitou o caso, decidindo que nenhuma outra sanção seria suficiente.
“O estado é altamente culpado por sua falha em fornecer descoberta ao réu”, disse Marlowe Sommer. “A demissão com prejuízo é justificada.”
Marlowe Sommer decidiu que, sob o princípio do duplo risco, Baldwin não pode ser julgado novamente. Ela deixou claro que estava chocada com as falhas da promotoria.
“Se essa conduta não chega ao nível de má-fé, ela chega tão perto do nível de má-fé que dá sinais de mau índole”, disse a juíza.
Suspiros foram ouvidos no tribunal enquanto Baldwin recebia abraços e felicitações de sua família e apoiadores. Ele e sua esposa, Hilaria, estavam em lágrimas. Eles saíram do tribunal e entraram em um Chevy Suburban preto. Eles não se dirigiram à multidão de mídia do lado de fora.
“Isso foi um desastre para o sistema judicial do Novo México”, disse John Day, advogado e comentarista jurídico local. “Eles receberam uma enorme alocação de fundos públicos para processar esse caso. E foi isso que aconteceu com isso. Foi uma catástrofe absoluta.”
A defesa argumentou que os promotores deliberadamente esconderam balas que foram entregues aos investigadores em março e que eram relevantes para o caso. Erlinda Johnson, uma das duas promotoras especiais, renunciou ao caso na sexta-feira em meio à turbulência sobre as evidências.
Kari Morrissey, a promotora principal, disse fora do tribunal que discorda do juiz, mas respeita a decisão do tribunal.
“Estou decepcionada, porque acredito que a importância da evidência foi mal interpretada pelos advogados de defesa”, disse Morrissey. “Fizemos tudo o que era humanamente possível para trazer justiça a Halyna e à sua família, e estamos orgulhosos do trabalho que fizemos.”
Baldwin estava sendo julgado por atirar na diretora de fotografia Halyna Hutchins no set de “Rust” em 2021. O júri estava programado para ouvir o depoimento do detetive principal nesta sexta-feira. Mas, em vez disso, a juíza os mandou para casa na sexta-feira de manhã para que ela pudesse se aprofundar mais na falha em entregar as balas.
Em uma audiência à tarde, Marlowe Sommer perguntou incisivamente à Cabo Alexandria Hancock sobre o motivo pelo qual as balas foram registradas sob um número de caso separado, colocando-as fora do alcance da defesa.
“Por que essa determinação foi feita?”, perguntou Marlowe Sommer. “Quem fez isso?”
Hancock respondeu que tomou a decisão em consulta com seus supervisores e com Morrissey.
Em um movimento altamente incomum, Morrissey então se direcionou ao banco das testemunhas para dar seu relato dos eventos. Ela disse que não acreditava que as balas tivessem valor probatório.
Em outra reviravolta bizarra, o advogado de defesa Alex Spiro então interrogou Morrissey, perguntando sobre falhas repetidas em entregar evidências que levaram ao julgamento. Ele também perguntou se Morrissey estava agindo por despeito a Baldwin.
“Isso é absolutamente falso”, disse Morrissey. “Eu realmente aprecio os filmes do Sr. Baldwin… Eu realmente aprecio suas políticas.”

O julgamento de Baldwin começou na quarta-feira. Nas últimas semanas, a defesa repetidamente acusou a promotoria de ter escondido resmas de informações — incluindo relatórios forenses, e-mails e vídeos de lapela — até a véspera do julgamento.
Na manhã de sexta-feira, Marlowe Sommer calçou luvas de borracha azuis e abriu um envelope de evidências contendo as balas. Ela as exibiu em uma mesa em frente ao banco do juiz. Três delas pareciam combinar com as balas Starline Brass encontradas no set de “Rust”.
Durante o depoimento na quinta-feira, a defesa descobriu que os investigadores receberam o lote de munição real de Troy Teske perto do fim do julgamento de Hannah Gutierrez Reed, a armeira do filme. Teske, uma policial aposentada do Arizona, informou ao Gabinete do Xerife do Condado de Santa Fé que as balas correspondiam à munição fatal.
Os investigadores escreveram um relatório e registraram as evidências, mas não as entregaram à defesa.
“Eles enterraram”, disse Spiro.
Morrissey é uma advogada de defesa particular que foi nomeada pela promotora distrital Mary Carmack-Altwies para processar o caso.
“Nosso objetivo desde o começo era buscar justiça para Halyna Hutchins, e lutamos para que esse caso fosse julgado por seus méritos”, disse Carmack-Altwies em uma declaração.
“Estamos decepcionados que o caso não tenha chegado ao júri.”

Jennifer Burrill, presidente da Associação de Advogados de Defesa Criminal do Novo México, disse que a falha de Morrissey em entregar evidências foi "um flagrante".
“É o trabalho dela garantir que tudo seja divulgado”, disse Burrill. “Não é o trabalho dela decidir o que é relevante para a defesa ou não.”
No tribunal hoje, Morrissey chamou a questão de "perseguição inútil" e argumentou que os investigadores haviam decidido anos antes que as balas de Teske não eram compatíveis e, portanto, não tinham valor probatório. Morrissey argumentou que, mesmo que fossem compatíveis, isso apenas apoiaria a teoria da promotoria sobre o caso e não teria impacto na culpa ou inocência de Baldwin.
Brian J. Panish, o advogado que representa o viúvo de Hutchins, Matthew, disse em uma declaração que Baldwin ainda pode enfrentar um julgamento em um tribunal civil.
“Respeitamos a decisão do tribunal”, disse ele. “Estamos ansiosos para apresentar todas as evidências a um júri e responsabilizar o Sr. Baldwin por suas ações na morte sem sentido de Halyna Hutchins.”
Matthew Hutchins resolveu seu processo civil contra Baldwin e os produtores de “Rust” em outubro de 2022. Mas em março, a produção ainda não havia feito os pagamentos necessários. Na época, seus advogados civis disseram que estavam considerando suas opções, que incluíam reiniciar os procedimentos civis ou entrar com um novo processo.
Fonte: Variety

Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!
Twitter: @realcanalbang
Instagram: @canalbangoriginal
Facebook: http://facebook.com/canalbangoriginal
Kommentare