top of page

Disney fecha a Blue Sky Studios

A Disney está fechando o Blue Sky Studios, a antiga divisão de animação da 20th Century Fox de US$ 5,9 bilhões e que durante sua temporada produziu 13 filmes, incluindo a franquia A Era do Gelo.



Vale lembrar que o ano passado foi desafiador para a Disney em muitas frentes, é claro devido à pandemia - não apenas no lado do estúdio, mas também com fechamentos de parques temáticos e ancoradouros de cruzeiros. Manter um terceiro estúdio de animação de longa-metragem não era mais viável para a Disney, dadas as atuais realidades econômicas causadas pela covid.


O último dia do Blue Sky será em abril. O número de funcionários da Blue Sky afetados é de 450. A Disney trabalhará com os funcionários do estúdio de Greenwich, CT, para explorar as vagas em aberto nos outros estúdios internos.



Um porta-voz do estúdio disse ao Deadline:


“Dadas as realidades econômicas atuais, após muita consideração e avaliação, tomamos a difícil decisão de fechar as operações de filmagem no Blue Sky Studios”.

A biblioteca e o IP do Blue Sky continuarão fazendo parte da Disney, e, aparentemente, não há planos para outro grande estúdio absorver os funcionários e as operações da Blue Sky. Uma série baseada nos personagens de A Era do Gelo da Blue Sky já está em desenvolvimento para Disney +. Com cinco filmes, a série A Era do Gelo arrecadou US$ 3,2 bilhões de bilheteria global.



O Blue Sky Studios foi fundado em fevereiro de 1987 por Chris Wedge, Michael Ferraro, Carl Ludwig, Alison Brown, David Brown e Eugene Troubetzkoy depois que seu empregador, a empresa de tecnologia MAGI (que coincidentemente trabalhou nos efeitos visuais do clássico Tron de 1982 da Disney), fechou. Em agosto de 1997, a empresa VFX da 20th Century Fox, VIFX, assumiu uma participação majoritária na Blue Sky e o estúdio de animação. Foi o curta de animação de 1998, Bunny, dirigido por Wedge que elevou a Blue Sky para produções de longa-metragem de animação após a vitória do Oscar de Melhor Curta de Animação. O longa-metragem de 2017 da Blue Sky, O Touro Ferdinando, dirigido por Carlos Saldanha, recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Animação.


Fonte: Deadline.



Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

0 comentário
bottom of page