top of page

Better Call Saul | Co-criador Peter Gould e elenco discutem a cena final do cigarro

No caso de Saul, fumar faz bem à saúde.

ALERTA DE SPOILER: Não leia se você não assistiu ao final da série.


Better Call Saul chegou ao final da mesma forma que a série começou, com Saul Goodman (Bob Odenkirk) e Kim Wexler (Rhea Seehor) compartilhando um cigarro. Além de mostrar como seu vínculo permanece inquebrável depois de tantos anos, a cena também conta algo sobre os personagens principais, com um pequeno flash de cor sutilmente lançado nas palavras em preto e branco de Saul.


O co-criador de Better Call Saul, Peter Gould, e as estrelas Odenkirk e Seehorn discutem essa cena final, explicando por que eles usaram um único flash de cor no final.


Embora inicialmente desenvolvido como um prequel de Breaking Bad, Better Call Saul, na verdade, ocorre em diferentes momentos no tempo. A maior parte da série aconteceu no passado, mas também tivemos vislumbres do futuro de Saul depois de fugir da polícia no final de Breaking Bad. A última temporada da série focou nesse futuro sombrio quando Saul está sozinho e condenado a viver em um mundo cinza – literalmente, já que as cenas que acontecem após Breaking Bad são inteiramente filmadas em preto e branco. Bem, quase inteiramente, já que vemos algumas cores aparecerem em algumas ocasiões.


Como Gould revela, o uso de cores na seção futura da série foi planejado desde o início, com o primeiro flash de cor mostrado no episódio piloto. Da mesma forma, a série termina com o último flash de cor que representa como Saul mudou e como as coisas diferentes o fazem feliz agora. Nas palavras de Gould:

“Isso [o uso de cores no futuro] começou no piloto de 'Better Call Saul'. Gene está assistindo seus comerciais antigos e eles estão refletidos em cores. Do jeito que eu li isso, é aí que está sua paixão, sua nostalgia pelo homem que ele costumava ser. Sua nostalgia por Saul, não por Jimmy. É um retorno de chamada e esfregando um pouco o rosto dele, quando ele está vendo esses reflexos no episódio 12. No episódio 13, é diferente. Fico feliz que vocês tenham notado, fizemos muito sutil, a cor da chama e do cigarro. Eu queria ter certeza de que todos estavam assistindo as performances maravilhosas de Bob e Rhea e não se distraindo com artifícios técnicos. É mais sobre, este é um pouco de cor em seu mundo, seu relacionamento com Kim. Ele é a única pessoa que o vê como ele é e como ele era. Cada uso de cor é um pouco diferente. Apenas parecia certo.”

Enquanto durante a maior parte de seu exílio, Saul ansiava por sua glória perdida, no final, ele decidiu trocar sua liberdade para garantir que Kim tivesse a oportunidade de viver uma vida normal. Com essa escolha, Saul coloca seu amor por Kim acima de seu amor por dinheiro, poder e tirar vantagem de outras pessoas. Como resultado, o encontro final de Saul e Kim é um dos momentos mais calmos e emocionalmente carregados de toda a série, encerrando a jornada de ambos os personagens. Mesmo assim, para Odenkirk, a cena do cigarro foi a mais fácil de filmar. Como ele coloca:


“Foi a cena mais fácil que já filmamos. Foram muitos sentimentos de seis anos de trabalho um com o outro. É uma das poucas vezes em que um deles não está tentando manipular o momento, empurrar algum argumento em alguma direção. Há momentos em que eles estão assistindo a um filme juntos e estão muito relaxados e confortáveis. Isso era mais profundo do que isso. Eles são duas pessoas que pertencem um ao outro, o que é ótimo para um relacionamento de longo prazo.”

Embora seu encontro final seja na prisão depois que Saul recebe uma sentença de 86 anos, o que indica que eles nunca poderão ficar juntos, Seehorn também destaca como a cena do cigarro define a intensidade de seu relacionamento com Kim.

Ela fala sobre esse momento, apontando como:

“Eles estão sem artifícios e armaduras, meio que sem máscaras um com o outro, que é a melhor parte do relacionamento deles. Bob foi muito cuidadoso, firmando a mão dela. Ele tenta fazê-la rir um pouco, para ter certeza de que ela sabe que está tudo bem. É um cenário tão econômico. Peter é tão bom não sobrescrevê-lo: confiando em nós e no público.”

Abaixo um vídeo do elenco se despedindo da série:


Fonte: Collider

Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal


0 comentário
bottom of page