top of page

Ataque de Cães | Filme gay surge como líder após fim de semana de muitos prêmios



Este último fim de semana antes do início da rodada final de votação do Oscar, 17 de março, foi repleto de importantes “precursores” do Oscar em ambos os lados do Atlântico – o Directors Guild of America Awards em Los Angeles no sábado e a Academia Britânica de Artes Cinematográficas e Televisivas. Prêmios em Londres e Critics Choice Awards em ambos os lugares no domingo – e se uma coisa está clara depois de tudo isso, é que Ataque de Cães é agora o filme a ser batido por melhor filme.


O Western psicológico de Jane Campion pode não ser o passeio favorito de Sam Elliott em 2021, mas é claramente a escolha preferida de muitos outros, tendo conquistado os principais prêmios de todos os três grupos. E embora o prêmio máximo do Oscar seja, ao contrário desses grupos, determinado por uma votação preferencial do tipo empregado por apenas um outro precursor - o Producers Guild of America, que pesará no próximo fim de semana - é impossível argumentar que qualquer outro filme está melhor posicionado para a glória do Oscar neste momento.



Para ter certeza, é digno de nota que CODA ganhou o prêmio de melhor conjunto do SAG Awards há dois fins de semana (essa honra previu o Oscar de melhor filme em anos anteriores) e que Belfast ganhou o Critics Choice Award equivalente na noite de domingo. E, de fato, ambos os filmes parecem menos polarizadores do que Ataque de Cães, o que significa que eles poderiam obter um impulso da votação preferencial do Oscar. Mas quando três eleitorados tão diferentes quanto o DGA, BAFTA e CCA acabam com o mesmo veredicto, atenção deve ser dada, principalmente porque os membros da Academia geralmente relutam em dividir seus dois principais prêmios – melhor filme e melhor diretor – e a indústria está uniformemente atrás de Campion para o último.




Na noite de domingo, alguns sugeriram que Campion instigou uma briga com os súditos/produtores executivos de King Richard, Serena Williams e Venus Williams, tendo dito em seu discurso de aceitação de melhor diretora que ela se maravilhava com os grandes nomes do tênis, mas que ela, ao contrário deles, tinha que competir contra homens. Mas esse jornalista pode garantir que não houve ressentimentos evidentes após o show, quando as irmãs Williams compareceram à afterparty da Netflix, dançaram e socializaram com Campion e geralmente pareciam estar se divertindo. Se alguma coisa, Campion está subindo mais alto do que nunca, tendo combatido agressivamente as críticas de Elliott de The Power of the Dog do Variety no tapete vermelho do DGA Awards.



Quanto à corrida de melhor atriz? O BAFTA optou por não nomear nenhuma das mesmas pessoas que a Academia fez, então o fato de ter concedido seu prêmio máximo a Joanna Scanlan (After Love) é menos relevante para a corrida ao Oscar do que o fato de os eleitores do Critics Choice escolherem o mesmo vencedor que Os eleitores do SAG-AFTRA fizeram, Jessica Chastain (The Eyes of Tammy Faye), sobre outros indicados ao Oscar Olivia Colman (The Lost Daughter), Nicole Kidman (Being the Ricardos) e Kristen Stewart (Spencer), entre outros. Esta foi a última oportunidade para alguém atrapalhar o impulso de Chastain a caminho do Oscar, e isso não aconteceu.



Outros resultados notáveis ​​do fim de semana: CODA jogou uma chave para a corrida ao Oscar de melhor roteiro adaptado, derrubando o provável favorito Ataque de Cães com o BAFTA, embora Ataque de Cães tenha vencido no Critics Choice. Attica, de Stanley Nelson, derrotou Summer of Soul, da Questlove, para ganhar o prêmio DGA de melhor documentário, mas Summer of Soul se recuperou com uma vitória no Critics Choice. Drive My Car do Japão ganhou o BAFTA e o prêmio de melhor longa-metragem internacional da Critics Choice, um golpe para as esperanças de Flee e The Worst Person in the World. The Mitchells vs. the Machines derrubou o candidato ao Oscar Encanto para ganhar o prêmio de melhor filme de animação Critics Choice. Dune geralmente dominou as categorias abaixo da linha do BAFTA e Critics Choice. E West Side Story, que nem foi indicado, é provavelmente o novo favorito da categoria ao Oscar. Para o Oscar de melhor edição de filme, ganhou o Critics Choice Award dessa categoria; o melhor drama vencedor do American Cinema Editors Award, King Richard.





Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal

0 comentário
bottom of page