top of page

Amazon compra MGM por US$ 8,45 bilhões


Hollywood tem outra grande fusão em suas mãos. Se a aquisição da Fox pela Disney foi uma das mudanças mais importantes no sistema de estúdios em décadas, há outro estrondo no cenário cinematográfico: a Amazon comprou o lendário estúdio MGM que foi criado a 97 anos, também conhecido como Metro-Goldwyn-Mayer, por uma quantia de US$ 8,45 bilhões. É um acordo que vem se formando há algum tempo, mas agora é oficial e isso significa que algumas das maiores franquias de filmes de todos os tempos estarão sob a supervisão da Amazon, incluindo James Bond e Rocky.


Há muitas questões em torno do acordo, como a rapidez com que ele entrará em vigor, e até que ponto pode afetar os próximos lançamentos e modelos de distribuição, além da dúvida se a MGM continuará como uma gravadora, semelhante ao braço da 20th Century Studios da Disney. Mas o que isso realmente significa é que Amazon Studios terá acesso as maiores propriedades já feitos para o cinema e TV.



Além dos filmes de 007 e Rocky (e, por extensão, Creed), há também Tomb Raider, Robocop, Fargo, A Pantera Cor de Rosa, Silencio dos Inocentes e franquia Hannibal. As séries The Handmaid's Tale, Stargate e Vikings.

O valor real por trás deste negócio é o tesouro de conteúdo que entrará no catálogo que planejamos reimaginar e desenvolver junto com a talentosa equipe da MGM”, disse Mike Hopkins, vice-presidente da Prime Video e Amazon Studios em um comunicado à imprensa. “É muito empolgante e oferece muitas oportunidades para contar histórias de alta qualidade.


Além da aquisição, a Amazon diz que vai “ajudar a preservar o patrimônio e catálogo de filmes da MGM, e fornecer aos clientes maior acesso a essas obras existentes”. Muito provavelmente, isso significará que os filmes da MGM estarão amplamente disponíveis no Amazon Prime Video.



A fusão também significa que a Amazon terá os direitos dos próximos grandes lançamentos da MGM, o novo 007 Sem Tempo Para Morrer, House of Gucci de Ridley Scott, A biografia de Aretha Franklin Respect, a animação Família Addams 2 e o próximo filme de Paul Thomas Anderson. Ainda não há nenhuma palavra sobre como a aquisição terá impacto sobre o lançamento de Sem Tempo Para Morrer, planejado para ser lançado em 30 de setembro no Reino Unido, que deverá ter mais esclarecimentos nas próximas semanas. É importante salientar que muitos lançamentos da Amazon Studios historicamente chegam aos cinemas por um período de tempo antes de chegarem ao streaming. Mas resta saber se esse modelo de lançamento continuará o mesmo.



É, no entanto, outra grande mudança em uma indústria em uma rápida mudança nunca antes vista.

Esperamos que esta não seja a última vez que veremos o leão rugindo na tela enquanto o projetor liga e um filme se prepara para rolar.


“Foi uma honra ter participado da incrível transformação da Metro Goldwyn Mayer. Para chegar aqui, foram necessárias pessoas imensamente talentosas com uma verdadeira crença em uma visão. Em nome do Conselho, gostaria de agradecer à equipe da MGM que nos ajudou a chegar a este dia histórico ”, disse Kevin Ulrich, Presidente do Conselho de Administração da MGM em sua declaração. “Estou muito orgulhoso que o Leão da MGM, que há muito evoca a Idade de Ouro de Hollywood, e espero que continue sua história, e a ideia nascida da criação da United Artists vive da mesma forma que seus fundadores pretendiam originalmente, movidos pelo talento e sua visão. A oportunidade de alinhar a história da MGM com a Amazon é uma combinação inspiradora. ”


Fonte: Empire


Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Twitter: @realcanalbang

Instagram: @canalbangoriginal

bottom of page