top of page

Akira Toriyama | A trajetória do maior mangaká de todos



Após décadas de grandes sucessos e que influenciaram diversas gerações, Akira Toriyama concluiu sua jornada aos 68 anos de idade e nos deixou no dia 1 de Março, por conta de um hematoma subdural agudo. A trágica notícia chocou ao mundo e surpreendeu até mesmo pessoas que não acompanham o mundo dos animes, mas sabiam quem era o autor, tamanha sua fama e reconhecimento em todas as mídias.


Em vista disso, trazemos aqui para vocês um pouco da trajetória do grande mestre Akira, a fim de relembrar alguns de seus feitos incríveis ao longo dos anos.



Nascido na prefeitura de Aichi, em Kiyosu, no dia 5 de Abril em 1955, Akira cresceu com uma enorme paixão por desenhos e quadrinhos, onde sua maior influência foi Osamu Tezuka, um dos mangakás mais influentes da história, conhecido por obras como Astro Boy, Black Jack e Dororo.


Anos passaram e Toriyama entrou em uma universidade de design em Nagoya, mas, mesmo contra a vontade de seus pais, ele abandonou a universidade pouco tempo depois por não ser o que desejava de fato, e, aos 20 anos, começou a trabalhar para uma pequena empresa de design, onde daria início a sua jornada como mangaká.


Depois de algumas tentativas, foi somente aos 23 anos que Akira conseguiu publicar sua primeira obra pela Shueisha, Akira Toriyama's Manga Theater, com 38 capítulos produzidos em 3 volumes. Todavia, foi em 1980 que o jovem mangaká lançou seu primeiro sucesso: Dr. Slump. Desta vez, a história teve 236 capítulos que resultaram em 18 volumes e ganhou uma legião de fãs, onde acompanhamos a pequena robô Arale viver na Vila Pinguim em uma história com muita comédia.



Após encerrar Dr. Slump em Agosto de 1984, demorou apenas três meses para que Akira lançasse Dragon Ball, sua obra mais famosa e que conseguiu um feito incrível ao conquistar não apenas o Japão, mas todo o mundo. Seu mangá teve 11 anos de publicação, onde vemos Goku se aventurar em busca das esferas do dragão e conhece outros personagens marcantes, como Kuririn, Mestre Kame, Bulma e Yamcha. A história se desenvolveu tanto que nosso pequeno saiyajin cresceu e se tornou pai, além de enfrentar inimigos poderosos como Freeza, bem como outros que se tornaram aliados, como Picolo e Vegeta.



E foi em Fevereiro de 1986 que Dragon Ball ganhou sua adaptação para anime pela Toei Animation, o que aumentou mais a popularidade da obra e ganhou o coração de diversos fãs, que puderam assistir cenas memoráveis, desde a primeira vez que Goku usa o kamehameha ou quando ele consegue se transformar em super saiyajin. É por conta desses fatores que Dragon Ball ficou tão popular e se tornou a maior referência no gênero de Shounen, onde toda uma geração de novos mangakás seriam influenciados por Toriyama, como Eiichiro Oda, autor de One Piece, e Masashi Kishimoto, autor de Naruto.


Além de seus trabalhos em animes e mangás, também merece destaque sua participação na criação do jogo Chrono Trigger, que surgiu em Março de 1995 pela Squaresoft e é considerado por muitos um dos melhores RPG's já produzidos, mesmo após quase 30 anos de seu lançamento. Sobre isso, uma das primeiras coisas que chama atenção a esse game são os seus criadores, que, além do próprio Akira, também contou com Yuuji Hori, criador de Dragon Quest, e Hironobu Sakaguchi, criador de Final Fantasy. Os três acabaram se conhecendo durante um evento em 1992 e, rapidamente, fizeram amizade, de maneira que, após tanta conversa, surgiu a ideia de se juntarem e produzirem um jogo juntos.



Após um ano de planejamento e problemas que quase impediram o lançamento do jogo, a Squaresoft aprovou o projeto e Chrono Trigger entrou em desenvolvimento, resultando em algo sensacional que teve grande influência no cenário dos games. De maneira resumida, foi um jogo com uma linha de produção detalhada revisada por Sakaguchi, que contou com diálogos como poesia feitos por Hori e por último, mas não menos importante, recebeu a arte de Akira Toriyama.


O nosso querido mangaká contribuiu efetivamente com o visual do game, criando uma identidade própria do jogo, em que Akira elaborou artes para o protagonista e demais personagens secundários, bem como alguns monstros e os cenários, formando assim um "Mundo dançante", segundo o próprio Sakaguchi. Até mesmo elementos cômicos presentes em Chrono Trigger, como as várias expressões faciais dos personagens, tiveram influência de Akira, que fez algo similar em Dragon Ball.



Em vista disso, foi apenas uma breve explicação de sua trajetória e seus trabalhos, onde, definitivamente, Akira Toriyama se tornou uma referência para as pessoas nas mais diferentes mídias, alcançando uma fama gigante e adequada ao artista que encerrou sua jornada recentemente. E nós, do Canal Bang, podemos apenas agradecê-lo por nos presentear com seu conhecimento e genialidade, que ainda se tornará inspiração para outras pessoas por muito tempo ainda. Muito obrigado, Akira Toriyama-sensei.



Siga nossas redes sociais e inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

0 comentário
bottom of page